Ações de enfermagem frente à prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde em idosos
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-784Resumo
RESUMO: A infecção hospitalar (IH) é um problema de saúde, aonde aproximadamente 10% dos pacientes no mundo apresentam após internação, sendo que desses, 15 a 50% dos pacientes evoluem para o óbito. Considerando o enfermeiro como agente relevante da prevenção, a pesquisa objetiva demonstrar os meios de prevenção e cuidados prestados pelo enfermeiro para evitar o surgimento de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde em pacientes idosos utilizando a revisão integrativa de artigos, monografias ou livros de 2014 a 2018 para responder a questão norteadora: “quais os meios de prevenção que o enfermeiro utiliza para clientes idosos com risco para IH no âmbito assistencial de saúde?”. Utilizou-se como método a revisão integrativa bibliográfica nas bases de dados LILACS e BDENF e através da biblioteca virtual SCIELO, utilizando-se dos Descritores de Ciências da Saúde: “enfermagem, prevenção, infecção hospitalar, cuidados de enfermagem, infecção, idosos, sondas” adicionando o booleano “and” na pesquisa de cada base. O resultado desse estudo permitiu localizar 460 artigos relacionados ao tema onde apenas 26 artigos foram colhidos e lidos na íntegra, sendo que seis artigos foram excluídos por não atenderem aos critérios. A partir dos 20 artigos formularam-se sete respostas que foram discutidos e divididos em dois blocos “procedimentos gerais para prevenção de IH” e “procedimentos específicos para prevenção de IH”. O trabalho concluiu considerar o enfermeiro como profissional insubstituível na equipe multidisciplinar de saúde diante dos meios de prevenção que se utiliza, através de medidas gerais e específicas de prevenção.
PALAVRAS-CHAVE: Gerontologia; Infecção hospitalar; Prevenção.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Manoel Vitório Souza Santana, Cícero Alves da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”