Análise da oferta de oleorresina de copaíba (Copaifera spp.) no Brasil e do dinamismo do valor da produção
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-793Resumo
RESUMO: O principal produto de interesse comercial produzido pelas espécies do gênero Copaifera é o oleorresina, um dos mais importantes óleos vegetais comercializados na região norte do Brasil. Entretanto, a produção é influenciada por uma série de fatores como a baixa densidade populacional da espécie e a variabilidade entre os indivíduos. Assim, o estudo em questão objetivou analisar a variação da quantidade de oleorresina produzida no Brasil no período de 2001 a 2017, e seu respectivo valor de produção. Para tal, foi realizado um estudo de caso, com levantamento indireto de dados no sistema de recuperação automática do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dados foram filtrados, tabulados e avaliados por meio de estatística descritiva e análise exploratória, com o auxílio dos programas Excel® v. 2019 e SigmaPlot® v. 11. Procedeu-se ainda, levantamento bibliográfico referente a temática abordada, para fundamentação teórica. Ficou evidenciado oscilações marcantes na produção nacional. Após um período de franca expansão com ponto de máxima em 2010, com 579 toneladas comercializadas, apresentou incremento negativo de 63,55%, no ano seguinte. No entanto, a região Norte segue como a principal produtora, com destaque para o Amazonas, que em 2017 foi responsável por 83,9% do total produzido no país. Os resultados podem contribuir com as ações de planejamento, por apresentar um panorama dos estoques e do comportamento de mercado de oleorresina. São ainda necessários outros estudos, para que as reais causas e efeitos da variação da produção e precificação de oleorresina sejam determinadas.
PALAVRAS-CHAVE: oleaginosa, extrativismo, fitoterápico.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rayssa Gomes Vasconcelos, Antonio Carlos Costa Linhares, Marcos Breno Lopes Marques, Silfran Rogério Marialva Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”