Biochar e esterco bovino aumentam a eficiência no uso de água da alface
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.822Resumo
O biochar vem sendo recomendado para melhorar propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e a produtividade das culturas. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de biochar e esterco bovino na produtividade, evapotranspiração (ET) e eficiência no uso de água (EUA) da alface. Um experimento em casa de vegetação foi realizado utilizando-se dois tipos de biochar e esterco bovino, no delineamento experimental inteiramente casualizado, com três repetições. Os tratamentos foram quatro tipos de adubação: esterco+biochar de borra de café (E+BBC); esterco+biochar de casca de café (E+BCC); biochar de borra de café (BBC) e biochar de casca de café (BCC). Foram avaliadas a biomassa fresca (BF), o número de folhas (NF), a ET e a EUA da alface. Verificou-se que o tratamento E+BBC proporcionou maior BF. Não se verificou efeito dos tratamentos no NF da alface. Maiores perdas de água (ET) foram observadas nos tratamentos que tinham biochar de borra de café (BBC e E+BBC). Os tratamentos com esterco, independentemente do tipo de biochar, foram os que apresentaram as maiores EUA. Recomenda-se o uso de biochar mais esterco bovino para reduzir a ET e aumentar a produtividade e EUA da alface.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Crislany Canuto, Daniela da Silva Andrade, Elisiane Martins de Lima, Maria da Conceição Cavalcanti de Goes, Michelle Maylla Viana de Almeida, José Romualdo de Sousa Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”