Diversidade Populacional de insetos na cultura de feijão caupi (Vigna unguiculata L., Fabaceae)
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-828Resumo
RESUMO: O feijão caupi é um grão bastante consumido no Brasil, em especial, no Norte e Nordeste. Objetivou-se com o estudo conhecer os índices de diversidade da entomofauna na cultura de feijão caupi (Vigna unguiculata L.) utilizando armadilhas coloridas. O estudo foi realizado em uma cultura de feijão caupi, na região agreste de Alagoas, entre Julho de 2017 à Agosto de 2018. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis tratamentos (A, armadilha PET – amarela, B, armadilha PET – azul, C, armadilha PET – branca, D, armadilha PET – verde, E, armadilha PET – vermelha e F, armadilha PET – sem cor) e cinco repetições (coletas). Os insetos foram coletados semanalmente, após coletados, foram armazenados em potes contendo álcool a 70%, as respectivas triagens e identificações foram realizadas no laboratório da Universidade Estadual de Alagoas. A análise dos índices de diversidade das famílias de insetos coletados foi adquirida através do software DivEs, onde verificou-se os índices, diversidade (Shannon-Wiener, Brillouin e Menhinick), riqueza (Margalef e Chao 1), dominância (Simpson e Berger-Parker), e equidade ou equitabilidade (Pielou). Com os resultados obtidos, constatou-se a presença de 9.630 insetos na cultura de feijão- caupi, representados por seis ordens e distribuídos em 30 famílias, sendo. Coleoptera (12) famílias, Diptera (10), Hemiptera (3), Hymenoptera (1), Lepidoptera (3) e Mantodea (1). Portanto, através dos índices de diversidade obtidos neste estudo, o uso de armadilhas PET coloridas na cultura do feijão caupi, foi eficiente para conhecer a diversidade de insetos desta cultura.
PALAVRAS-CHAVE: Biodiversidade, Ocorrência, Injúrias.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Eliane dos Santos, Tamara Taís dos Santos, Joice Kessia Barbosa dos Santos, Aleyres Bispo Chagas, Diego Jorge da Silva, Rubens Pessoa de Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”