Caracterização biométrica de frutos, diásporos e sementes de Syagrus coronata (Mart.) Becc
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.833Resumo
A espécie S.coronata, mais conhecida como licuri, é uma palmeira ornamental, nativa do Brasil, de grande importância econômica, pois fornece matéria prima para confecção de alimentos, folhas e caules para construção de casas, da amêndoa se extrai um óleo de boa qualidade com potencial para síntese de biodiesel. A caracterização biométrica de frutos e sementes é relevante para o estudo na área de melhoramento genético de populações, para produção de mudas entre outros. Objetivou-se estudar a diversidade genética de frutos, diásporos e sementes de S. coronata por meio da biometria. O trabalho foi realizado no Laboratório de Análise de Sementes - (LAS) da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns-PE, com frutos de licuri coletados na zona rural de Caetés-PE. As avaliações realizadas foram: número de frutos por cacho e por ráquilas, número de ráquilas por cacho, peso média de 100 de frutos e diásporos, peso médio de frutos e diásporos e biometria de frutos, diásporos e sementes. 50% dos cachos de S. coronata analisados possuíam um número de frutos entre 304 a 417 e tendência para uma distribuição normal. Para o número de ráquilas por cacho constatou-se que grande parte das ráquilas foram agrupadas em duas classes com os seguintes intervalos: 35,5-40,40 e 40,5-45,5 mm correspondendo a 40 e 30% das amostras avaliadas, respectivamente. Com relação ao peso médio de 100 frutos e diásporos constatou-se valores médios de 1.056,25g (frutos) e 472,5g (diásporos). As características avaliadas mostraram grande variabilidade genética dentro da população de licuri estudada.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sueli da Silva Santos-Moura, Edilma Pereira Gonçalves, Mácio Farias de Moura, Jeandson Silva Viana Silva Viana, Amanda de Araújo Lima, Luan Danil Ferreira de Andrade Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”