Potencial fisiológico de sementes de feijão tratadas com micronutrientes
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.836Resumo
A deficiência nutricional é um dos fatores que afetam a produção do feijão em diversas regiões do Brasil e o baixo rendimento dessa cultura é muitas vezes em função da exploração inadequada em áreas com baixa fertilidade, além de pouco investimento tecnológico. O tratamento de sementes com a aplicação de micronutrientes é uma forma prática e eficiente de fornecer-lo de maneira mais rápida para acultura. Objetivou-se avaliar a qualidade fisiológica de sementes de feijão submetidas a diferentes períodos de embebição em soluções com boro e molibdênio. Para a aplicação dos micronutrientes boro (B) e molibdênio (Mo) nas sementes de feijão, realizou-se inicialmente a dissolução das fontes em 4 ml de água destilada e posteriormente as sementes foram embebidas por 1, 2, 3, 4 e 5 horas à temperatura ambiente, e para a testemunha, utilizou-se as sementes sem tratamento, constituindo o período zero. Após cada período de embebição as sementes foram submetidas aos seguintes testes: porcentagem de germinação, primeira contagem de germinação, comprimento e massa seca da raiz e parte aérea. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso com quatro repetições de 25 sementes. Verificou-se que o tempo de embebição das sementes nas soluções de boro e molibdênio influenciou positivamente a germinação e o vigor das sementes de feijão, sendo recomendado a embebição por um período de cinco horas.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sueli da Silva Santos-Moura, Edilma Pereira Gonçalves, Jeandson Silva Viana, Larissa Guimarães Paiva, Mácio Farias de Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”