Potencial germinativo de sementes de rúcula (Eruca sativa L., Brassicaceae) em diferentes substratos
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-860Resumo
RESUMO: Os substratos são fontes alternativa de nutrientes para as plantas que têm demonstrado características adequadas para a germinação e desenvolvimento de mudas olerícolas. O objetivo do trabalho foi avaliar o potencial de germinação de sementes de rúcula (Eruca sativa L.) em diferentes tipos de substratos. O experimento foi conduzido em casa de vegetação com sombrite (50% de luminosidade) na área experimental do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, o delineamento experimental foi em blocos ao acaso com 5 tratamentos (T1= areia fina, T2= húmus de minhoca, T3= esterco caprino + húmus de minhoca, T4= esterco caprino + húmus, T5= solo testemunha), e 30 unidades experimentais cada um. Utilizou-se sementes de rúcula variedade folha larga, onde foram semeadas em bandejas de poliestireno, os dados da quantidade de sementes germinadas foram registrados diariamente e submetidos ao teste de comparação de médias utilizando-se o teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade com o auxílio do programa estatístico SISVAR. A porcentagem de germinação % PG e o IVG – Índice de Velocidade de Germinação foram maiores nos tratamentos areia, húmus de minhoca e no solo (testemunha) não havendo diferença significativa entre eles, já os tratamentos húmus + esterco caprino e húmus + esterco bovino tiveram as menores médias em ambas as variáveis. Infere-se que a utilização dos substratos húmus de minhoca, areia e solo (testemunha) promoveram significativamente germinação de sementes de Rúcula, enquanto que os substratos húmus + esterco caprino e húmus + esterco bovino reduziram a germinação.
PALAVRAS-CHAVE: Dicotiledônea, crescimento radicular, matéria orgânica.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alverlan da Silva Araújo, Diego Jorge da Silva, Adriely Vital de Souza Silva, Alex Teófilo da Silva, Ana Cléia Barbosa de Lira, Rubens Pessoa de Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”