Reutilização de garrafas pets em horta vertical suspensa na escola estadual Aurino Maciel.
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-880Resumo
RESUMO: O trabalho aborda a reutilização de garrafas pets para montar horta vertical suspensa em escola, esta forma de educação ambiental contribui para uma mudança de valores e atitudes, contribuindo para a formação de um sujeito ecológico, com objetivos de reaproveitar essas garrafas de uma forma sustentável para o meio ambiente juntamente com o uso das ervas plantadas para que possam servir de consumo próprio para os alunos, por meio de palestras e oficinas para redução de resíduos descartáveis, de tal forma que a partir da educação ambiental no ensino fundamental possa contribuir de forma significativa no cotidiano dos escolares, devido essa problemática do consumismo desenfreado e a forma dos resíduos serem descartados de maneira inadequada, foi realizado palestras sobre meio ambiente, explicando a importância da educação ambiental e temas afins, realizado oficinas de montagem da horta, houve aplicação de questionário para obtenção de dados com pré-teste e pós teste, com amostragem de cinco alunos por turma para mensurar o conhecimento dos mesmos, a horta foi feita com garrafas pets suspensos na parede com barbantes e parafusos, foram utilizados três tipos de ervas, camomila, endro e alecrim, no geral houve um bom aproveitamento de conhecimento, visível nas respostas obtidas onde 100% dos alunos avaliados responderam após as palestras que sabiam o que era coleta seletiva e antes das palestras apenas 50% informaram que sabiam, interação e engajamento dos alunos foram pontos positivos, apesar de serem difíceis de lidar, sendo uma das maiores dificuldades encontrada na execução e no decorrer do projeto.
PALAVRAS-CHAVE: educação ambiental, ervas medicinais, meio ambiente.
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