Horticultura convencional em Arapiraca-AL: caracterização do uso de agrotóxicos
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-892Resumo
RESUMO: O uso indiscriminado de agrotóxicos é um grave problema ambiental e de saúde pública. O objetivo desse estudo foi caracterizar as práticas de uso de agrotóxicos na horticultura, bem como o perfil dos horticultores do município de Arapiraca-AL. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, entre março e maio de 2019, em 25 propriedades, localizadas em quatro povoados da zona rural. A análise de frequência dos dados foi efetuada no Microsoft Excel for Windows®. Alguns resultados observados foram: 40% dos horticultores eram da faixa entre 20 e 29 anos; 48% possuíam o ensino fundamental incompleto; 50,62% das hortaliças mais cultivadas foram alface (Lactuta sativa L.), coentro (Coriandrum sativum L.) e pimentão (Capsicum annum L.); os principais agrotóxicos utilizados foram o Roundup®, o Amistar Top® e o Premio®; 56% dos entrevistados utilizavam agrotóxicos, semanalmente; 88% dos horticultores utilizavam equipamentos de proteção individual durante a aplicação dos agrotóxicos; 12% dos horticultores informaram apresentar alguns sintomas, após a aplicação dos agrotóxicos, etc. Embora a maioria dos horticultores esteja ciente de alguns riscos provenientes do uso de agrotóxicos e utilizarem, em sua maioria, EPI’s, torna-se preocupante o fato desses trabalhadores utilizarem agrotóxicos não recomendados aos tipos de cultivos. Por fim, os resultados alcançados podem auxiliar os órgãos públicos competentes na elaboração de métodos eficazes para melhorias na produtividade da horticultura da região de Arapiraca.
PALAVRAS-CHAVE: Veneno agrícola, hortaliças, saúde pública.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Thaynnara Paula dos Santos Lira, João Pedro Ferreira Barbosa, Maria Isabel Gomes dos Santos, Rosineide Nascimento da Silva, Victória Endy Moura de Alencar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”