Ensinar e aprender no contexto da Educação Matemática: uma estratégia na intervenção da prática de ensinar em sala de aula

Autores

  • Allan Gomes dos Santos Universidade Aberta do Brasil - UAB/IFALSecretaria de Educação de Alagoas -SEDUC-15ªCRE - Instituto de Educação
  • Luis Ortiz Jimênez UAA - Universidade Autônoma Assunção

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-919

Resumo

Este trabalho foi motivado num primeiro momento por nossa prática profissional na docência em Educação Básica, onde descrevemos como o ensino da Matemática com o passar do tempo tem evoluído, mostrando-nos novos comportamentos entre docente e discente na intervenção do ensinar e aprender em sala de aula. O objetivo principal é propor uma nova estratégia de ensino-aprendizagem da matemática. Assim, procuramos investigar se uma nova abordagem para o ensino da matemática, baseada na Educação Matemática e contextualizada numa relação de negociação/persuasão na aprendizagem, envolve a estratégia do aprender com a postura discente do olhar e ouvir sem copiar quando o professor estiver persuadindo e negociando em seu ensinar. Tal abordagem foi fundamentada na observação do profissional em de sala de aula. Utilizamos como metodologia a pesquisa-ação caracterizada pela colaboração e negociação entre os integrantes da intervenção. Foi realizada com alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, onde buscamos trabalhar aspectos em que poderíamos verificar e refletir para uma transformação no ensinar e no aprender. Os resultados formais e informais mostram que a inserção desta estratégia de ensino cria um ambiente de sala de aula com maior participação e interação por parte dos alunos, promove a empatia com a área de estudo e coopera para um aprendizado mais significativo e prazeroso da matemática, contribuindo para uma maior confiança entre os principais agentes da educação, o professor e o aluno.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Allan Gomes dos Santos, Universidade Aberta do Brasil - UAB/IFALSecretaria de Educação de Alagoas -SEDUC-15ªCRE - Instituto de Educação

Tenho formação superior em Matemática (UNIR) e Pedagogia (UNIR), Especializações em Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Pós-Graduação (Mestrado) em Modelagem Computacional (UFAL) Área pesquisa: Educação Matemática/Formação de Professores/Educação. Sou professor de Matemática/Estatítica no Ensino Médio e Superior. Professor do Estado de Alagoas no Curso Normal (Instituto de Educação) CEPA/15ªCRE. Professor da UNEAL no Programa PROLIND - Campus III/ Programa PROESP. Professor/Tutor a Distância da Disciplina Matemática para Administradores do IFAL/ UAB/CAPES. Professor Auxiliar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.

https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=CD8A3B4C487FFE176A84197A923D44CE

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

Santos, A. G. dos, & Jimênez, L. O. (2020). Ensinar e aprender no contexto da Educação Matemática: uma estratégia na intervenção da prática de ensinar em sala de aula. Diversitas Journal, 5(3), 2138–2158. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-919