Memória e identidade quilombola: o caso da comunidade remanescente de quilombo Pau d'Arco
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-935Resumo
RESUMO: Uma comunidade quilombola é um espaço em construção sujeito ao descentramento e a globalização como todo o espaço contemporâneo. É plausível apontar que a formação de lugares de memórias dentro dessas comunidades tradicionais, apesar de ser uma manifestação vivida no presente, transporta a comunidade a um passado que dá sentido e unidade ao grupo. No tocante a essa temática, aqui serão tratados dados finais do projeto de pesquisa intitulado Cultura, identidade negra e resistência: O caso da comunidade remanescente de quilombo Pau d’Arco, onde a partir da percepção dos sujeitos quilombolas sobre si mesmos e sobre o grupo a que pertencem, as narrativas e os costumes tradicionais, os pesquisadores procuram identificar e compreender como se constituem e funcionam os lugares de memória da comunidade quilombola Vila Pau d’arco, no município de Arapiraca-AL, construindo assim, uma história de como sua história foi construída. Metodologicamente esse é um trabalho de pesquisa do tipo etnográfico associado à história oral, com uma análise qualitativa dos dados levantados. Esse último, será obtido por meio de entrevistas e observação participante, que implicará na imersão dos pesquisadores no universo sócio cultural dos sujeitos pesquisados.
PALAVRAS-CHAVE: quilombo; história oral; comunidades tradicionais.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Clébio Correia de Araújo clebio2000, Pedro Henrique Soares Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”