Identificação da meso e macrofauna edáfica na Reserva Estância São Luiz e uma área sob o cultivo de palma forrageira (Nopalea cochenillifera)
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-954Resumo
A macrofauna é fundamental no funcionamento do ecossistema, principalmente na ciclagem da matéria orgânica. Objetivou-se nesta pesquisa descreverne comparar a meso e macrofauna edáfica numa área preservada e numa área sob cultivo de palma forrageira. O estudo foi realizado numa plantação de palma(Nopalea cochenillifera) e na Reserva Estância São Luiz-RPPN em Santana do Ipanema-AL. Para avaliação da mesofauna, utilizou-se anéis para coleta do solo, posteriormente colocados no extrator Berlese-Tullgren por 96 horas. Na avaliação da macrofauna, utilizou-se armadilhas Provid contendo 200ml de uma solução de detergente(5%)+álcool(70%), sendo enterradas com os bordos das aberturas ao nível da superfície do solo, permanecendo 96 horas. Quantitativamente foi mensurado o número total de organismos e qualitativamente, a diversidade. Na macrofauna observou-se um total de 7.120 insetos, em 20 famílias e 10 ordens, destacando-se as ordens: Hymenoptera>Diptera e as famílias: Formicidae>Sarcophagidae. A Reserva apresentou maior Diversidade(H’), Dominância(Ds) e Equitabilidade(J”) que a área de plantio, apontando a fragilidade do solo às ações antrópicas. Na avaliação da mesofauna foram encontradas 62 indivíduos e destacaram-se as ordens Acarina e Collembola.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria Cidinaria Silva Alves, Delma Holanda de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”