Causas de descarte de vacas e novilhas dos pecuaristas da agricultura familiar de Jacaré dos Homens- AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-957Resumo
RESUMO: Na agricultura familiar, ainda existe barreiras que impedem que o produtor faça um descarte pontual, podemos citar: a falta de conhecimentos zootécnicos; baixo capital disponível para reposição das fêmeas bovinas e manutenção das recrias. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi estudar e levantar as principais causas de descarte de fêmeas bovinas leiteiras do rebanho da agricultura familiar do município de Jacaré dos Homens- AL. Foi realizado uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório na zona rural do município, aplicando-se 40 questionários para caracterização do produtor de leite. Os questionários continham informações relacionadas à índices zootécnicos, dentre os quais, a causa de descarte de vacas e novilhas leiteiras, formas de reposição, dentre outros aspectos correlacionados a atividade leiteira. As maiores causas de descarte relatadas pelos produtores foram: problemas reprodutivos, presente em 37,5% das propriedades, seca e escassez de alimentos que obteve prevalência em 27,5% dos casos, mastite e outras causas que incluem baixa na produção de leite, idade avançada e incrementação de renda, incidindo em 10% cada, respectivamente.
PALAVRAS - CHAVE: Fêmeas, bovinas, leite.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Wesley Reniberg Timoteo Silva, Daniel Vianei dos Santos, Ariane Loudemila Silva de Albuquerque , Cláudia Csekö Nolasco de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”