Prevalence of human papillomavirus genotypes in women treated by the Unified Health System in a population from Northeast Brazil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-963Resumo
RESUMO: O objetivo deste estudo foi apresentar os genótipos circulantes do HPV em uma população do nordeste do Brasil. O HPV foi detectado pelo método de reação em cadeia da polimerase aninhada (nPCR) usando os iniciadores MY09 / 11 e GP5 + / 6 +. O sequenciamento do HPV foi realizado pelo método de Sanger. O HPV 16 foi o mais frequente (35,7%), seguido do HPV 58 (14,3%). Concluindo, identificamos, em uma população do Nordeste do Brasil, baixa prevalência do HPV 18 presente na vacina fornecida pelo Sistema Único de Saúde e alta prevalência do HPV 58 que não está presente nesta vacina.
PALAVRAS-CHAVE: HPV, Oncologia e Mulher Saudável.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Karol Fireman de Farias, Edilson Leite de Moura, Adriely Ferreira da Silva, Ithallo Sathio Bessoni Tanabe, Eloiza Lopes de Lira Tanabe, Denise Macedo da Silva, Ana Caroline Melo dos Santos, Cristiane Araujo do Nascimento, Tiago Gomes de Andrade, Danyelly Bruneska Gondim Martins, Elaine Virginia Martins de Figueiredo, José Luiz Lima Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”