Suscetibilidade induzida a escorregamentos, via aplicação do método AHP
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-967Resumo
RESUMO: Os escorregamentos são processos da dinâmica natural da terra, amplificados diante da ocupação inadequada de áreas suscetíveis a movimentos de massa, podendo acarretar em desastres com prejuízos materiais e humanos. Em consonância com esta realidade o presente artigo tem como objetivo, avaliar a suscetibilidade induzida a escorregamentos no litoral norte de Maceió – AL, por meio da aplicação do método Analytic Hierarchy Process – AHP, em ambiente SIG. Foram utilizados fatores relativos à geologia, geomorfologia, solos, declividade e forma do terreno e uso da terra. A análise espacial foi realizada por meio de métodos multicritérios e álgebra de mapas com a ponderação das variáveis via AHP. Para validar os resultados, utilizou-se um mapa inventário contendo 29 cicatrizes de escorregamentos, identificadas em 2017. Os resultados apontam que a área estudada possui médio potencial para ocorrência de processos de escorregamentos, em que as classes de suscetibilidade baixa, média, alta, apresentaram respectivamente uma frequência de 10%, 75% e 15%. Na validação nota-se que 74% dos escorregamentos estão concentrados na classe de suscetibilidade alta, 25% na classe de suscetibilidade média e apenas 1% na classe de suscetibilidade baixa. Destarte, o mapa obtido pode ser considerado útil para monitorar as áreas suscetíveis a escorregamentos.
PALAVRAS-CHAVE: Geomorfologia. Escorregamentos. Geoprocessamento.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Carlos de Oliveira Bispo, Fabrizio de Luiz Rosito Listo, Danielle Gomes da Silva Listo, Nivaneide Alves de Melo Falcão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”