Relação campo-cidade e dinâmicas populacionais no município de Jaramataia-Alagoas.
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-992Resumo
RESUMO: O município de Jaramataia, localizado no Sertão de Alagoas, possui uma população de 5.558 habitantes (IBGE, 2010) e nele são estabelecidas relações campo-cidade mediadas pela articulação de fluxos que emergem dos seus espaços urbanos e rurais. O município é composto por sete povoados e um assentamento, apresentando cadeias produtivas ligadas à produção de leite, pescado e agricultura de subsistência temporal e permanente nos moldes do trabalho sustentável/familiar. Face ao exposto, o objetivo desta pesquisa foi compreender as dinâmicas populacionais que se estabelecem entre a sede de Jaramataia e as áreas onde se concentram os principais fluxos dessas cadeias produtivas que estão situadas no perímetro rural. Para além disso, o estudo coloca na agenda de análise a realidade de cidades pequenas que mantêm a complexa relação com o campo por meio da agricultura. Metodologicamente, foi realizado levantamento bibliográfico com base nas palavras-chave cidade-campo, cidade pequena, cadeia produtiva e agroindústria, e, em seguida, foram elaborados e aplicados questionários semiestruturados, e, por fim, procedeu-se à análise dos dados.
PALAVRAS-CHAVE: Cidades pequenas, Sertão alagoano, Rural-urbano.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Admilton Barbosa Lima Júnior, Guilherme Alves do Amaral , Maria Vitória Barbosa Nunes, Noêmia Fernanda Azarias Lima, Matteus Freitas de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”