“A batalha urbana para além do nome”: segregação urbana entre os Bairros Alto São Jorge e Avenida Governador Muniz Falcão, na cidade de Batalha-AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-995Resumo
RESUMO: O presente trabalho procurou analisar a segregação socioespacial que ocorre na cidade de Batalha, em Alagoas, comparando os bairros Avenida Governador Muniz Falcão e o Bairro Alto São Jorge. Foram verificados os arranjos espaciais e o perfil socioeconômico de seus moradores como marcadores da paisagem urbana, além de identificar os agentes que atuam modelando esses espaços e gerando formas e funções específicas na cena da urbe. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada por meio de levantamento de literatura, dados primários oriundos de questionários e entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que, mesmo sendo um fenômeno na escala da cidade pequena, os processos decorrentes do modo de produção capitalista nas cidades do ocidente reproduzem as mesmas lógicas de desigualdade e produção dialética das diferenças, intensificando as lutas e a segregação no cotidiano da cidade.
PALAVRAS-CHAVE: Cidade pequena, Capitalismo, Agentes produtores.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Larissa Emanuely Silva Nobre, Ana Raquel dos Santos Farias , Heloisy Mafalda Vieira Aquino, Sarah de Souza Costa, Artur Ferreira Sales, Matteus Freitas de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”