Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2168Keywords:
Ferramentas digitais, Ensino Fundamental, Produção de Vídeo.Abstract
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo principal iniciar os futuros professores de Ciências Biológicas e das demais licenciatura vivências da realidade escolar, além disso, são desenvolvidos atividades e estudos sobre temas relacionados a docência. Este trabalho tem o objetivo de relatar os desafios dos bolsistas pibidianos na criação um vídeo educativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para as aulas remotas do Ensino Fundamental anos finais de uma escola núcleo do PIBID. A partir da ideia de que produção de vídeo é uma ótima ferramenta para enriquecer aulas, bem como para desenvolver habilidades e das leituras realizadas sobre a Base Nacional Comum Curricular e dos Referências Curriculares do Estado de Alagoas para o Ensino Fundamental. Os bolsistas pibidianos utilizaram a plataforma de edição de vídeo Animaker. O vídeo foi criando em 8 cenas(partes) e aborda os temas: Infecções Sexualmente transmissíveis (IST). Os principais desafios enfrentados pelos bolsistas na criação do vídeo foram: dificuldade em manuseia a plataforma, elaborar um roteiro para que o vídeo não ficasse muito longo e selecionar os principais conteúdos que fosse mais interessante para o público-alvo.
Metrics
References
ALAGOAS. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEE. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas: ciências da natureza/ / Secretaria de Estado de Educação e Esportes. Maceió, 2019.
BORGES, L. S. et al. Abordagens de Gênero e Sexualidade na Psicologia:Revendo Conceitos, Repensando Práticas. Psicologia: ciência e profissão, 33 (3):730-745, 2013
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em : http://basenacionalcomum.mec.gov.br . Acesso 21 de out 2021
CEBRIÁN, M.; SOLANO, N. Evaluación de material videográfico de apoyo al aula de primaria. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, 2008,(33): 43-58, 2008.
FISCHER, Jonas et al. Educational quality of YouTube videos on knee arthrocentesis. JCR: Journal of Clinical Rheumatology, v. 19, n. 7, p. 373-376, 2013.
FURTADO, Beatriz Moreira; DE MORAES, Silvia Piedade; DA SILVA BRÊTAS, José Roberto. As Infecções Sexualmente Transmissíveis na Perspectiva de Adolescentes na Pré-Puberdade. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 31, n. 1, 2020.
MURTA, Sheila Giardini et al. Direitos sexuais e reprodutivos na escola: avaliação qualitativa de um estudo piloto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 28, n. 3, p. 335-344, 2012.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”