Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2230Keywords:
Gêneros, PIBID, Letramento.Abstract
As atividades de leitura e escrita fazem parte do processo de aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, destacamos que a produção do gênero crônica pode contribuir em vários aspectos para a escrita na sala de aula. Diante disso, esta pesquisa tem como objeto de estudo o gênero crônica em sala de aula, partindo do seguinte questionamento: como o trabalho com o gênero crônica pode auxiliar no desenvolvimento da escrita crítica na sala de aula? A fim de responder a esse questionamento, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento da escrita de alunos da primeira série do Ensino Médio a partir do gênero crônica. Para tanto, buscamos suporte teórico nos postulados de Bezerra (2017); Marcuschi (2001); Marcuschi (2011); Silva (2020); Cândido (1981). A metodologia do nosso estudo se constitui em uma abordagem pesquisa-ação, de natureza qualitativa, baseada na aplicação da Sequência Didática embasada nos pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004). O corpus desta pesquisa é composto por dez crônicas escritas pelos alunos da primeira série do Ensino Médio, de uma escola de esfera pública, parceira do subprojeto de Língua Portuguesa - PIBID/CAPES/UNEAL. Foi possível perceber, a partir da análise dos dados, que os direcionamentos em relação ao discurso direto fizeram-se presentes nas crônicas produzidas pelos alunos da primeira série do ensino médio, provando o entendimento dos discentes em relação ao assunto abordado. Nesse sentido, foi possível constatar que houve aperfeiçoamento da língua(gem) nas modalidades oral e escrita de alunos da primeira série do Ensino Médio, a partir do gênero crônica.
Metrics
References
Bezerra, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola, 2017.
Candido, A. A vida ao rés-do-chão. In: TAKAHASI, Jiro. Para gostar de ler: crônicas. Volume 5. São Paulo: Ática, 1981.
Candido, A. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Ed. da Unicamp; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
Dolz, J., & Schneuwly, B. Gêneros orais e escritos na escola. 3 ed. Campinas – SP: Mercado das Letras, 2004.
Marcuschi, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Marcuschi, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Â. P.; Machado, A. R.; Bezerra, M. A. (Orgs). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Marcuschi, L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: Karwoshi, A. M.; Gaydeczka, B.; Brito, K. S. (Orgs). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011, pp. 17-34.
Moraes, V. de. Vinicius de Moraes: poesia completa e prosa: volume único/ Organização: Eucanaã Ferras. 4ª edição. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.
Sabino, F. S. A última crônica. In: A Companheira de Viagem. Rio de Janeiro: Editora Record, 1965.
Silva, I. N. da. Análise sociorretórica de introduções de artigos científicos no quadro dos letramentos acadêmicos de graduandos pibidianos em três áreas disciplinares. Tese de doutorado em Ciências da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco. PPG em Ciências da Linguagem, Recife, 2020.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Maria Isabelle Barros Florentino, Maysa Simão da Silva, Iraci Nobre da Silva, Gisely Martins da Silva, Eduardo Leite Oliveira dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”