Initial reading instruction and Literacy

a reflection in the light of complexity

Authors

  • José Souza Moreira State University of Alagoas https://orcid.org/0000-0002-0478-1591
  • Adelmo Fernandes de Araújo Federal University of Alagoas
  • Wanderson Rodrigues Morais Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Dayane Barbosa de Oliveira Federal University of Alagoas

Keywords:

Edgar Morin, Complex thinking, Bibliographic research

Abstract

The research aims to reflect on Environmental Education in the context of initial reading instruction and literacy in light of Edgar Morin's complexity from a bibliographic research. The study presented here arose from a concern regarding how Environmental Education is developed in the school context, in view of a fragmentation of knowledge mainly linked to the natural sciences, in which political, social, ethical and cultural inherent aspects to the complexity of environmental education are diluted, establishing an abstract and reduced unity between society and nature. Through a bibliographic research of two works by Morin (2005; 2015) and the dialogue with other theoretical contributions, such as Araújo (2011); Mariotti (2013) and Lorenzetti (2020), we understand the urgent need to look at Environmental Education in its multiple facets, in an opening dialogue between the most varied areas of human knowledge, favoring teaching knowledge and pedagogical, political, social and environmental practices.

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Author Biographies

José Souza Moreira, State University of Alagoas

Linked to the State University of Alagoas (UNEAL). Arapiraca, Alagoas (AL), Brazil.

Adelmo Fernandes de Araújo, Federal University of Alagoas

Doutor em Ensino das Ciências  pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE, 2016), Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE, 2011), Especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, 2006) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, 2004). Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca-AL (desde 2013), lecionando as disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV (no curso de Química Licenciatura) e Educação e Meio Ambiente e Saberes e Metodologias no Ensino de Ciências Naturais I (no curso de Pedagogia Licenciatura). Coordenador e bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto do curso de Pedagogia do Campus Arapiraca/UFAL (2015 até 2018) desenvolvendo atividades de formação docente (inicial e continuada). Tem experiência na área de ensino e gestão na educação básica, lecionando as disciplinas de Biologia (EM) e Ciências (EF) (escolas públicas e privadas) e exercendo a função de Diretor Adjunto da Escola Mons. Manuel Leonardo de Barros Barreto (pública/estadual). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Formação de Professores, Estágios Supervisionados, Educação Ambiental e Ensino de Ciências Naturais, enfocando a Complexidade e a Sustentabilidade.

Wanderson Rodrigues Morais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Ilha Solteira, 2014); Mestre em Educação para a Ciência (UNESP/ Bauru, 2016); e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/ 2021). Atualmente é bolsista FAPESP em estágio de pós-doutoramento no Instituto de Biociências - PPG em Educação (UNESP/ Rio Claro, 2022). Tem experiência na área da Educação, desenvolvendo pesquisas em ensino de ciências e biologia com interesse nos seguintes campos: formação de professores; educação ambiental; psicanálise, linguagem e discurso.

Dayane Barbosa de Oliveira, Federal University of Alagoas

Mestranda em Formação de Professores e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores da Universidade Federal de Alagoas (PPGEFOP/UFAL); Especialista em Ensino de Biologia e Química pela Faculdade Figueiredo Costa - FIC (2020); Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto Biologia/UFAL (2012-2016). Atuou como professora temporária na rede municipal de ensino de Alagoas, na cidade de Arapiraca, ministrando a disciplina Ciências.

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Published

2023-04-20

How to Cite

Souza Moreira, J., Fernandes de Araújo, A., Rodrigues Morais, W., & Barbosa de Oliveira, D. (2023). Initial reading instruction and Literacy: a reflection in the light of complexity. Diversitas Journal, 8(2), 1390–1408. Retrieved from https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2493