A monitoria na disciplina Organização do Trabalho Acadêmico: articulando teoria e prática no curso Geografia Licenciatura EaD UAB/UFAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.326Abstract
A prática da pesquisa acadêmica requer uma análise sistemática da área de estudo – Geografia para compreendermos o objeto da ciência estudada, o espaço geográfico. A monitoria no ensino superior é essencial para o desenvolvimento acadêmico do futuro docente. É a partir dela que o monitor tem seu primeiro contato com a sala de aula na prática, porém, sem ministrar aulas. Pretende-se estudar e compreender as práticas ocorridas na monitoria da disciplina Organização do Trabalho Acadêmico destacando-se o modo como foi conduzida pelo docente a subdividindo em unidades específicas, dentre as quais se frisam: Professor também pesquisa: Aprender e apreender sobre o Espaço Geográfico ao qual estamos inseridos; Ler, Interpretar e Analisar: Compreender o papel e a importância da Pesquisa; Roteiro de Pesquisa: Que caminho seguir? Neste sentido, pretende-se analisar como a prática da pesquisa acadêmica age como a força motriz para a elaboração de trabalhos acadêmicos embora existam espaços de discussões específicos para o desenvolvimento e elaboração de trabalhos acadêmicos. Analisou-se também o fator motivação para que os graduandos interessem-se pela realização das pesquisas não as realizando de modo acadêmico apenas como preparação para o trabalho final de conclusão de curso. Podemos afirmar que a partir desta disciplina os futuros docentes compreenderam a importância da disciplina Organização do Trabalho Acadêmico para seu desenvolvimento em toda a vida acadêmica e também aprenderam como as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) funcionam e como transformam a aparência de um trabalho destacando aspectos teóricos, metodológicos para o leitor do trabalho.Metrics
References
ALMEIDA, Ricardo Santos. Organização do Trabalho Acadêmico. Disponível em:<http://graduacao.ead.ufal.br/pluginfile.php/14004/mod_resource/content/1/OTA.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2014.
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010. 158 p.
BLOG ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO. Disponível em: <http://organizacaodotrabalhoacademico.blogspot.com.br/2012/03/ola-queridos-visando-o-uso-das.html>. Acesso em: 25 de jun. 2014.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa. 12. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011. 107 p.
MAIA, Rosane Tolentino. A importância da disciplina de metodologia científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior. Disponível em: < http://www.urutagua.uem.br/014/14maia.PDF>. Acesso em: 28 de jun. 2014.
PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para ensinar.(trad. Patrícia Chittoni Ramos) Porto Alegre. Artmed, 2000.
PONTUSCHK, N.N.(et al.) Para Ensinar e Aprender Geografia. 3º ed. São Paulo: Corte, 2009.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 334 p.
VENSENTINI, José William. Repensando a geografia escolar para o século XXI. São Paulo: Plêide, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Michelle Emanuelle Silva, Ricardo Santos de Almeida, Cirlene Jeane Santos e Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”