Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.385Abstract
RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de fazer reflexões sobre algumas questões que preocupam os profissionais contemporâneos de geografia acerca do ensino e estudo da cidade. Este trabalho propõe analisar o ensino da cidade na geografia escolar, tendo em vista que é importante a introdução da temática na sala de aula na apreensão do espaço geográfico. A metodologia aplicada vem embasada através de estudos bibliográficos em uma abordagem qualitativa acerca da forma como os professores trabalham o ensino da cidade nas aulas de geografia. Nessas perspectivas foi constatado que, dentro do ensino da geografia escolar, a cidade é abordada de forma reducionista e artificial devido aos recursos pedagógicos que não tratam e não incluem a cidade como referência constante de lugar.
Metrics
References
CAVALCANTI, Lana, S; A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 3ª edição; Campinas SP: papirus, 2008.
CAVALCANTI, Lana, S; A geografia e a realidade escolar contemporânea: Avanços, caminhos, alternativos. Anais do I seminário nacional: Currículo em movimento, perspectivas atuais; Belo Horizonte, 2010.
SANTANA, Antônia, N, C, ARAÚJO, Gilson, M de. A cidade na sala: Aula de geografia. Revista da casa de geografia de Sobra, v.6/7 p. 35-49, 2004/ 2005.
SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo, Hucitec, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Thais Patricia Paulino da Silva, Maria Augusta da Silva, Lucineide Augusto da Silva, Elayne Cristina Pereira dos Santos, Edjane Melo Gomes, Salus Manoel Pessoa da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”