Eficiência de substratos orgânicos no desenvolvimento do Manjericão (Ocimum basilicum L.)
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1072Resumen
O manjericão, planta herbácea anual de nome científico Ocimum basilicum L. pertencente à família Lamiaceae é planta produtora de óleos essenciais, amplamente utilizados. No Brasil, as folhas são cultivadas e comercializadas, podendo ser utilizadas in natura, frescas ou secas como condimento ou como aromatizante. Seu cultivo constitui uma alternativa geradora de emprego e renda para pequenos agricultores. Visto que a cultura do manjericão tem crescido proporcionalmente no mercado e que o cultivo em diferentes fontes de adubação em ambiente protegido, proporciona ganhos expressivos na produção, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência de substratos orgânicos no desenvolvimento de manjericão (Ocimum basilicum L.). A pesquisa foi conduzida durante o período de abril de 2019 a junho de 2019, em casa de vegetação pertencente à Universidade Estadual de Alagoas. Os componentes utilizados na preparação dos substratos foram: solo com esterco caprino, solo com esterco bovino, solo com cama de aviária, solo com húmus de minhoca e solo peneirado. O monitoramento fenológico foi realizado semanalmente. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância pelo teste F, posteriormente os caracteres significativos foram submetidos ao teste de Tukey a 5% de probabilidade através do software SISVAR 5,6. Dentre as fontes testadas, a cama aviária é a mais indicada para o desenvolvimento do manjericão (Ocimum basilicum L.), pois o mesmo mostrou resposta significativa para as variáveis analisadas neste estudo. O solo normal apresentou resultado significativo para a variável comprimento da raíz, estando relacionado, provavelmente à elevada fertilidade natural do solo da área experimental suprindo, assim, as necessidades da cultura.
PALAVRAS-CHAVE: Adubação orgânica, Reprodução, Planta medicinal.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Jecilãine Efigênia da Silva, Rodrigo de Almeida Pinheiro, João Pedro Ferreira Barbosa, Maria Jéssica dos Santos Cabral, Daniel Rocha Santos, Rubens Pessoa de Barros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”