Infestação de Telchin licus licus (Drury, 1770) (Lepidoptera: Castniidae) em Variedades RB de Cana-de-Açúcar
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1227Resumen
RESUMO: A incidência de insetos-praga é um dos fatores limitantes para diversas culturas agrícolas, dentre elas, a cana-de-açúcar Saccharum spp., a qual, apesar de ter ocorrido diminuição na produção nos últimos anos, ainda se destaca no cenário nordestino. O objetivo deste trabalho foi comparar a porcentagem de infestação da broca gigante Telchin licus licus (Drury, 1770) (Lepidoptera: Castniidae) em variedades RB (República do Brasil) de cana-de-açúcar. Foram utilizados dois sistemas de cultivo, sequeiro (quatro ciclos) e irrigado (três ciclos). Para cada sistema de cultivo, o delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. Para o cultivo de sequeiro, utilizaram-se oito variedades: RB72454, RB931003, RB867515, RB92579, RB971755, RB863129, RB951541 e RB93509. Para o cultivo irrigado, além das variedades citadas, incluiu-se a variedade RB98710. A avaliação da porcentagem de infestação da broca gigante foi realizada por ocasião da colheita, selecionando-se, ao acaso, 15 canas por parcela, verificando a existência de entrenós danificados pela ação da praga. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Nos dois primeiros anos de avaliação do cultivo de sequeiro, e no primeiro ano do cultivo irrigado, não foi possível identificar as variedades mais e menos infestadas por T. licus licus. Nos anos subsequentes, em ambos os sistemas de cultivo, todas as variedades em estudo caracterizaram-se por apresentar comportamento semelhante em relação ao ataque da broca gigante. Em ambos os sistemas de cultivo, houve um decréscimo na produtividade da cultura durante as avaliações anuais.
PALAVRAS-CHAVE: Saccharum spp., broca gigante, resistência de plantas.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Hully Monaísy Alencar Lima, Vanessa de Melo Rodrigues, Alexandre Guimarães Duarte, Josemildo Verçosa de Araujo Júnior, Juliana Ferreira de Lima, Ivanildo Soares de Lima, Adriana Guimarães Duarte
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”