As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação continuada de professores de Ciências: aprendizagem colaborativa para utilização pedagógica dos espaços de educação não formal
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1236Resumen
RESUMO: O artigo busca apresentar os resultados advindos de uma formação continuada de professores-alunos do Programa de Mestrado em Educação em Ciências do Instituto Federal do Espírito Santo. Foram desenvolvidas práticas pedagógicas interdisciplinares à luz dos fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, com destaque para o diálogo produzido entre a educação formal e não-formal, no contexto da educação científica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Foi realizada uma aula de campo, como culminância de estudos teóricos, em um espaço não formal, com quinze participantes, no município de Marataízes, litoral sul do Espírito Santo. Os dados foram coletados por meio de diário de campo e entrevistas e abordados da perspectiva da análise de conteúdo. As atividades foram ordenadas em 3 etapas: pré-campo, campo e pós-campo. O pré-campo constou dos estudos teóricos, o campo constou da intervenção e o pós-campo centrou na avaliação e na produção de material acerca da formação. Os resultados revelaram as potencialidades dos espaços não formais na abordagem de temas interdisciplinares das ciências da terra e naturais, além de aspectos da história, cultura, direitos humanos e debates socioambientais na compreensão da natureza como um sistema único, do qual todos fazem parte.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; espaço de educação não formal, Aula de campo.
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Derechos de autor 2020 Celsino Neves Moura, Tadeu Davel Monghol, Maria da Penha Kapitzky Dias, Carlos Roberto Pires Campos
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