Biometria e índices de conformação em equinos competidores de vaquejada no Semiárido Alagoano
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1263Resumen
RESUMO: A vaquejada é um esporte difundido por todo o Nordeste brasileiro, a prática gera renda para milhares de Brasileiros e agrega valores em outas atividades. Com isso, é importante a análise biométrica dos animais que participam dessa prática para definição dos parâmetros morfométricos que impactam diretamente nos resultados dos animais. Visando tais fatores, objetivou-se avaliar as características biométricas de equinos competidores de vaquejada no Semiárido alagoano. A pesquisa foi realizada na pista de vaquejada da cidade de Olho d'Água do Casado. Foram utilizados 44 animais, divididos por sexo. A pelagem alazã foi a mais expressiva (96% de frequência). O diâmetro torácico e o peso das fêmeas foram superiores aos dos machos com diferenças de 2,75cm e 16,46kg respectivamente. Equinos machos apresentaram maior altura da cernelha (152,94 cm) e da garupa (152,29 cm). Os animais utilizados em vaquejadas no Semiárido Alagoano são de predominância da Raça Quarto de Milha e de pelagem Azalã.
PALAVRAS-CHAVE: Animais de Competição, Conformação, Sertão Alagoano.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Joyce Ramos da Silva, Neilson Silva Santos, Filipe Augusto Leal Dantas, Maria Telma de Aquino Rodrigues
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”