Abordagem da EJA na formação de professores: estudo analítico dos projetos pedagógicos de cursos das licenciaturas do CFP/UFCG

Autores/as

  • Everton Vieira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Jefferson Antônio Marques Universidade Federal de Campina Grande
  • Antunes Ferreira da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1319

Resumen

RESUMO: As licenciaturas têm apresentado currículo e abordagens que valorizam o processo de ensino e a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos considerados como base para a formação de docentes de componentes curriculares específicos. No entanto, é preciso entender se o mesmo contempla as necessidades formativas para atuação em segmentos específicos, como é o caso da Educação de Jovens e Adultos. Este estudo busca compreender como a EJA vem sendo abordada na formação de professores para a educação básica no Centro de Formação de Professores – UFCG, Campus Cajazeiras. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa explicativa e com abordagem bibliográfica e documental, onde foram analisados os PPCs dos cursos de licenciatura ofertados no referido centro, onde foram observados a existência da disciplina de EJA, sua obrigatoriedade e forma de abordagem, como também o enfoque dado em cada curso e sua reflexão na formação docente para educação básica. Os resultados apontaram que a maioria dos cursos de licenciatura existentes na instituição não possuem componentes curriculares relacionados à EJA; porém, as graduações em Física e Pedagogia se destacam por apresentar ementas com contextos históricos e características da modalidade, bem como descrições relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Logo, é preciso que as licenciaturas repensem a importância da EJA em seus currículos formativos e implementem disciplinas relacionadas ao segmento, desde as teórico-contextuais e didático-pedagógicos e os estágios supervisionados.

Palavras-chave: Formação docente; Programas curriculares; Ensino Superior.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

Silva, E. V. da, Marques, J. A., & Silva, A. F. da. (2020). Abordagem da EJA na formação de professores: estudo analítico dos projetos pedagógicos de cursos das licenciaturas do CFP/UFCG. Diversitas Journal, 5(4), 3103–3119. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1319