Abordagem da EJA na formação de professores: estudo analítico dos projetos pedagógicos de cursos das licenciaturas do CFP/UFCG
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1319Resumen
RESUMO: As licenciaturas têm apresentado currículo e abordagens que valorizam o processo de ensino e a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos considerados como base para a formação de docentes de componentes curriculares específicos. No entanto, é preciso entender se o mesmo contempla as necessidades formativas para atuação em segmentos específicos, como é o caso da Educação de Jovens e Adultos. Este estudo busca compreender como a EJA vem sendo abordada na formação de professores para a educação básica no Centro de Formação de Professores – UFCG, Campus Cajazeiras. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa explicativa e com abordagem bibliográfica e documental, onde foram analisados os PPCs dos cursos de licenciatura ofertados no referido centro, onde foram observados a existência da disciplina de EJA, sua obrigatoriedade e forma de abordagem, como também o enfoque dado em cada curso e sua reflexão na formação docente para educação básica. Os resultados apontaram que a maioria dos cursos de licenciatura existentes na instituição não possuem componentes curriculares relacionados à EJA; porém, as graduações em Física e Pedagogia se destacam por apresentar ementas com contextos históricos e características da modalidade, bem como descrições relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Logo, é preciso que as licenciaturas repensem a importância da EJA em seus currículos formativos e implementem disciplinas relacionadas ao segmento, desde as teórico-contextuais e didático-pedagógicos e os estágios supervisionados.
Palavras-chave: Formação docente; Programas curriculares; Ensino Superior.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Everton Vieira da Silva, Jefferson Antônio Marques, Antunes Ferreira da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”