Um estudo da porcentagem com o uso do material dourado no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1515Resumen
RESUMO: A temática explorada neste artigo é um estudo conceitual da porcentagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com objetivo de realizar uma aproximação do objeto matemático porcentagem a partir da sua representação física, concreta e manipulável. A questão problematizadora foi expressa no sentido de “como ensinar para os alunos o conceito de porcentagem de um modo compreensível?” A metodologia foi estruturada inicialmente por meio bibliográfico, com leituras e fichamentos de artigos, livros didáticos e documentos oficiais do Estado do Tocantins, entre outros. O aporte teórico escolhido foi a Teoria dos Registros das Representações Semióticas, que contribuiu para a concepção de uma proposta didática de intervenção, bem como para uma análise da implementação da mesma. Os resultados apontam para uma convergência com os objetivos operacionais presentes nos documentos oficiais, no entanto, o cotejamento destes com outras propostas didáticas de intervenção identifica que as diferentes formas de representação de uma porcentagem parecem pouco exploradas, e, por vezes, limitadas à representação de porcentagem por meio de uma fração de denominador igual a 100. Destaca-se a elaboração de uma oficina didática que supera essas limitações e traz outras formas de representação de uma porcentagem que são exploradas simultaneamente através de registros que privilegiam a comparação entre elas.
PALAVRAS-CHAVE: Representação de Objetos Matemáticos, Semiótica, PIBID.
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Derechos de autor 2020 Fabricio Mota dos Santos, Sinval de Oliveira
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