Atividade antioxidante e anti-inflamatória da espécie Sideroxylon obtusifolium (Humb. ex Roem. & Schult.) T.D. Penn.: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1717Resumen
RESUMO: Sideroxylon obtusifolium (Humb. ex Roem. & Schult.) T.D. Penn., Sapotaceae. É popularmente conhecida como “Quixaba”, nas regiões Nordeste e Sudoeste do Brasil, a espécie se destaca por seu uso na medicina popular, indicada para os casos de inflamações e dores em geral. Contudo, por não existir na literatura estudos sistemático específico sobre a atividade antioxidante e anti-inflamatória dessa espécie, no período de 2009 a 2019, esse trabalho teve como objetivo apresentar uma revisão integrativa (IR), abordando seu potencial antioxidante e anti-inflamatório em modelos in vitro e in vivo, acerca das pesquisas já inseridas nas bases de dados escolhidas como: PubMed, SciELO, Google acadêmico e no portal Periódicos CAPES. Essa revisão é do tipo descritivo e exploratório, para Português: S. obtusifolium e antioxidante e/ou S. obtusifolium e atividade anti-inflamatória. / Inglês: S. obtusifolium and antioxidant, e/ou S.obtusifolium and anti-inflammatory activity. Os critérios de inclusão foram: artigos científicos completos em português ou inglês, os de exclusão foram: os estudos que estavam em duplicidade, os de cunho não científico, revisão de literatura sobre a espécie com outro foco e artigos pagos. Foram analisados o total de (317) publicações, sendo (293) estudos no Google, (02) na PubMed, (04) na SciELO e (18) no portal de Periódicos Capes. Foram eliminados (302) por não corresponderem ao trabalho, totalizando 15 artigos in vitro e in vivo. Assim, constatou-se que as atividades antioxidantes e anti-inflamatórias estão relacionadas aos metabólitos secundários presentes na espécie.
PALAVRAS-CHAVE: Planta medicinal, Quixabeira, Etnofarmacológica.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Alex Teofilo da Silva, Renata Rodrigues da Costa, Maria Gleysiane Souza dos Santos, Tawysllâne Correia Silva, Alverlan da Silva Ara´´´´ujo, Aldenir Feitosa dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”