Diversidade inicial da entomofauna em povoamento florestal de eucalipto, no município de Rio Largo, Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1815Resumen
RESUMO: O conhecimento da diversidade inicial da entomofauna em povoamentos florestais de Eucalyptus spp. pode proporcionar uma caracterização efetiva da comunidade de insetos, evidenciando aspectos de diversidade local, além de contribuir para o registro insetos-praga com potencial de danos à cultura, de agentes de controle biológico, polinizadores dentre outros organismos e suas complexas redes tróficas. Assim, o estudo teve como objetivo realizar o levantamento e análise faunística da entomofauna associada a povoamento florestal experimental clonal do híbrido Eucalyptus urograndis (clones TP361, VCC865, I144 e VE41), através de coleta manual no Estado de Alagoas. As coletas foram realizadas entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019 em talhões de seis meses de idade, foi avaliado os ramos das plantas, analisando a presença de indivíduos. A diversidade da entomofauna e os índices faunísticos foram determinados através do software ANAFAU. Foram coletados um total de 577 indivíduos, distribuídos em 10 ordens, sendo as ordens Coleoptera (30,4%), Hemiptera (23,58%) e Hymenoptera (13,73) as que mais se destacaram pelo maior número de indivíduos capturados. A família Chrysomelidae apresentou índices expressivos para todos os clones avaliados, em decorrência de surto populacional de C. ferruginea na área de estudo. O clone I144 apresentou maior valor de diversidade de Shannon-Weaner (H’) (2,7) quando comparado aos demais clones, TP361 (2,6), VE41 (2,5) e o clone VCC865 (2,4), que apresentou menor índice de diversidade.
PALAVRAS-CHAVE: Coleta manual, Entomofauna, Índices faunísticos.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Elmadã Pereira Gonzaga, Mariana Oliveira Breda, Maria Eugênia Vieira Xavier, Jakeline Maria dos Santos, Thales Ferreira dos Santos, Djison Silvestre dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”