Agricultura de sequeiro e variabilidade produtiva de uma cultura de subsistência em Gado Bravo, Semiárido da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1862Resumen
RESUMO: O Semiárido do Brasil é caracterizado pela elevada susceptibilidade dos seus sistemas agrícolas às oscilações climáticas, o que é maximizado pelos métodos produtivos empregados. Nessa região, o feijão (Phaseolus vulgaris L.) é uma das principais culturas produzidas, servindo como importante fonte alimentar paras as famílias locais. Nesse sentido, esse estudo objetivou analisar a dinâmica da produção de feijão no município de Gado Bravo, Semiárido da Paraíba, no período de 2000-2019. Os dados utilizados foram extraídos do banco de informações da Produção Agrícola Municipal do IBGE, utilizando-se o Sistema de Recuperação Automática (SIDRA). Informações referentes a precipitação pluviométrica anual em Gado Bravo foram obtidas através da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA). Os dados foram submetidos a análise de componentes principais (ACP). Observou-se elevada variabilidade nos aspectos produtivos locais da cultura do feijão, com a presença em alguns anos de discrepâncias entre a área plantada e a área colhida. Baixas produtividades dessa cultura no município também foram observadas, o que pode ser atribuído a baixa tecnificação empregada localmente e aos eventos de vulnerabilidade climática. Diante da importância da cultura do feijão para o município de Gado Bravo, ações de incentivo a melhoria dos índices produtivos dessa leguminosa devem ser incentivadas e implementadas.
PALAVRAS-CHAVE: Phaseolus vulgaris L., Produção Agrícola, Tecnificação Agrícola.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 José Rayan Eraldo Souza Araújo, João Henrique Barbosa da Silva, Mateus Costa Batista, Bruna Thalia Silveira Sabino, Isaias Vitorino Batista de Almeida, Khyson Gomes Abreu, Eryadison Flávio Bonifácio de Araújo, João Paulo de Oliveira Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”