Estimativa teórica de geração de biogás do futuro aterro sanitário da microrregião das chapadas do alto Itapecuru - MA
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1908Resumen
As fontes alternativas de energia apresentam-se como principal indutor da matriz energética mundial tendo como base principal os biocombustíveis provenientes da Biomassa. O biogás tem em sua composição o dióxido de carbono (CO2) e o gás metano (CH4). Resultante da decomposição da matéria orgânica, o estudo a ser desenvolvido visa avaliar a viabilidade da utilização de biodigestores para o aproveitamento energético do biogás produzido pela decomposição da matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos, os quais contem significativa parcela de matéria orgânica biodegradável que passam por um processo de digestão anaeróbica transformando lixo em energia limpa. O estudo será desenvolvido tendo como parâmetros a geração de resíduos nos municípios que compõe o Médio Sertão Maranhense tendo como procedimento metodológico, a aplicação do método do IPCC. Método esse, geralmente aplicado para projetar cenários de aterros que ainda não estão operando. O presente trabalho busca contribuir com cenários frente as discussões sobre a necessidade de se investir em energias alternativas que minimizem o estágio atual de emissões de gases estufa, bem como, mostrar o potencial energético que esse gás possui e a possibilidade de transformação do metano em energia útil, tornando o biogás um gás lucrativo e mitigando o problema da poluição. Em sua totalidade o metano gerado no aterro no período de 20 anos foi de 3.514.372,58 m³ CH4, gerando em média 175.718,62 m³ CH4/ano.
Métricas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS - ABRELPE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2019. Disponível em:< https://www.abrelpe.com.br/panorama>. Acesso em: 29 nov. 2019.
BIRGEMER, H. G.; CRUTZEN, P. J. The production of metano from solid waste. Journal of geophysical research, v. 92, n. D2, p 2181 – 2187. 1987.
BRANCO, M. S. R. C. Avaliação do impacto da presença de siloxanos em sistemas de aproveitamento de biogás. 142 fl. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2010.
BRASIL. Lei Federal nº 12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional Resíduos Sólidos. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 29 nov. 2019.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Resultados gerais da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
ICLEI, Manual para aproveitamento de biogás. São Paulo, 2009, 81 p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Disponível em: Acesso em: 30 nov. 2019.
INTERGOVERNAMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Módulo 6: Lixo: Guia para Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa. [S. l.], 1996. (2). Disponível em: Acesso em: 30. nov. 2019.
PERSSON, M.; JÖNSSON, O.; WELLINGER, A., 2006. Biogas upgrading to vehicle.
SANTOS, G. G. D. dos. Análise e Perspectivas de Alternativas de Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos: O Caso da Incineração e da Disposição em Aterros. 2011. 193 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Energético) – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
SILVA, T. R. Metodologia para a determinação teórica da potência ótima conseguida a partir da combustão do biogás gerado em aterro sanitário: estudo de caso do aterro sanitário de Itajubá-MG. 161 fl. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
ZANETTE, A. L. Potencial de Aproveitamento Energético do Biogás no Brasil. Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Tiago Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”