Impactos da Covid-19 na frequência de estudantes em uma escola de educação básica em Arapiraca-AL
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2308Palabras clave:
Coronavírus, metodologias educativas, ensino remotoResumen
Desde o estabelecimento e propagação do vírus SARS-CoV-2 que surgiu na China no final de 2019, ocorreu o fechamento das escolas e o ensino remoto emergiu como ferramenta temporária para minimizar os efeitos da pandemia no sistema educacional. Entretanto, houve um déficit quanto a participação dos estudantes na aula online, decorrente disto, o presente estudo objetivou relatar a baixa frequência e as justificativas da ausência estudantil durante as aulas remotas em dois bimestres subsequentes em uma escola pública da rede estadual de Arapiraca-AL, parceira do Programa Residência Pedagógica. A metodologia utilizada foi do tipo investigativa quantitativa, tendo como instrumento de coleta de informações, um questionário elaborado através da plataforma Google Forms e uma coleta de dados dos alunos devidamente matriculados na escola onde foram desenvolvidas as atividades do RP através do Sistema de Gestão do Estado de Alagoas-SAGEAL, avaliando a presença dos estudantes durante as aulas remotas nos dois bimestres letivos iniciais entre os meses de março a julho de 2021. Portanto, notou-se que a baixa frequência dos estudantes durante as aulas foi um agravante decorrente de determinadas circunstâncias oriundas do contexto social dos alunos, sendo apontados certos impasses destacando-se as atividades profissionais de trabalho desenvolvidas no mesmo horário das aulas, assim como, a dificuldade de aprendizado mediante as metodologias utilizadas. Dessa forma, apesar de existirem muitos recursos tecnológicos que podem ser utilizados como ferramenta educacional durante o ensino remoto, o presente estudo mostrou que há fatores no contexto social dos estudantes que comprometem a efetividade do processo educacional.
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