Avaliação da percepção de práticas da TI Verde em uma instituição pública de ensino
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2497Palabras clave:
TI Verde, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Consciência SustentávelResumen
A TI VERDE consiste em um agregado de maneiras de se utilizar os recursos tecnológicos de forma mais sustentável. Desta maneira, este artigo possui como objetivo avaliar a percepção de práticas da TI Verde visando o desenvolvimento sustentável em uma instituição pública de ensino do estado de Pernambuco, a partir da visão dos servidores da instituição. Com relação a metodologia, o estudo foi classificado quanto a abordagem, como qualitativo por meio de um estudo de caso aplicado em uma instituição pública de ensino, localizada em Pernambuco, nordeste do Brasil. Com a intenção de responder aos objetivos da pesquisa, utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com amostra representada por um total de 15 entrevistados lotados na reitoria da instituição pública de ensino pesquisada. A amostra foi coletada por conveniência e os resultados são característicos dessa amostra. Os resultados mostraram que quanto ao desenvolvimento sustentável geral da instituição, os funcionários possuem uma visão ruim ou muito ruim a respeito das práticas de desenvolvimento sustentável a instituição. Com relação as práticas da TI Verde, foi possível verificar que a maioria dos funcionários desconhecem as legítimas práticas. Desta maneira, este artigo destaca a importância que a implementação TI Verde pode ter sobre a consciência sustentável em nível individual e institucional.Métricas
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