Uma análise do IFPB Campus Picuí e sua relevância socioeconômica para o Seridó Oriental paraibano

Autores/as

  • José das Vitórias dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Márcio de Matos Caniello Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2520

Palabras clave:

IFPB, Educação, Desenvolvimento, Políticas públicas

Resumen

Sendo parte de minha dissertação este trabalho destina sua atenção a analisar a expansão e a interiorização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como a efetivação de uma política pública em educação, por meio da relação com o desenvolvimento local e regional. Objetivamos, portanto, analisar a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) no campus de Picuí-PB e seus impactos sociais e econômicos na microrregião do Seridó Oriental Paraibano, considerando a formação profissional dos jovens e a inserção dos egressos no mercado de trabalho regional no período de 2009 a 2020. Os procedimentos metodológicos e os instrumentos da referida pesquisa, bem como as etapas do levantamento bibliográfico e documental, da pesquisa de campo e da coleta de dados, como se deu a organização e a construção das análises com base nas categorias quantitativas e qualitativas. Com o aprofundamento dos estudos, percebemos que a interiorização dos Institutos Federais não trouxe apenas a qualificação profissional, o ingresso no mercado de trabalho ou o acesso às universidades, mas todo um conjunto de ações benéficas possibilitado pela aplicação de políticas públicas e que tem culminado com um ganho cultural e intelectual incomensurável, incapaz de ser quantificado nesta pesquisa, apenas. Compreendemos, portanto, que a implantação dos Institutos Federais possibilita um avanço qualitativo a partir de uma caminhada singular, um projeto de nação que entende a educação como compromisso de transformação e de ascensão do conhecimento, de objetivos capazes de transformar a vida social.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

José das Vitórias dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Vinculado à Universidade Federal de Campina Grande.

Márcio de Matos Caniello, Universidade Federal de Campina Grande

Vinculado à Universidade Federal de Campina Grande.

Citas

Andrade. A. F. B. (2014). Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: uma análise de sua institucionalidade. Brasília: UnB.

BRASIL. (1909) Decreto 7.566 de 23 de setembro de 1.909. Cria as Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primário e gratuito. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909 > Acesso em 20 Dez 2020.

BRASIL. (1937) Constituição de 10 de novembro de 1937. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico

BRASIL.(1994) Lei no 8.948, de 08 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília: 1994. Disponível em<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8948.htm> Acesso em 13 Nov 2021

BRASIL. (2008) Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília: 2008. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_> Acesso em 20 jun de 2021

BRASIL (2009) Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf> Acesso em 15 jun. 2020.

IBGE. (2019) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb>. Acesso em 14 dez. (IBGE 2021)

IBGE. (2019) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb. Acesso em 20 dez. 2021.

IBGE. (2020) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/panorama. Acesso em 20 dez. 2021.

Caires, V. G; Oliveira, M. A. M. (2016). Educação Profissional Brasileira: da Colônia ao PNE. Petrópolis, RJ: Vozes.

Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo - SP. Atlas.

IFPB. (2020). Plano de Desenvolvimento Institucional PDI: 2020-2024. [S.L]. Disponível em: <https://editor.ifpb.edu.br/institucional/pdi> Acesso em 11 jul. 2021

MEC. (2021) Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Disponível em: <http://plataformanilopecanha.mec.gov.br> Acesso em: 30 out. 2021

Pradanov. C. C; Freitas H. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale.

Saviani, D. (2008). O Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise do projeto do MEC. Educação e Sociedade. v.28, n. 100 – Especial, out./2008, p 1231-1255.

Silva, L. P. (2017). A recente interiorização das Universidades Federais e a questão da democratização do acesso: Uma análise das experiências formativas de jovens do semiárido paraibano no Campus de Cuité/UFCG. 2017. 249 f. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande.

Publicado

2023-07-14

Cómo citar

das Vitórias dos Santos, J., & de Matos Caniello, M. (2023). Uma análise do IFPB Campus Picuí e sua relevância socioeconômica para o Seridó Oriental paraibano. Diversitas Journal, 8(3), 2833–2850. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2520

Número

Sección

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas