Temáticas ambientais em livros de ciências da natureza

análise pautada nas macrotendências da educação ambiental

Autores/as

  • Eduardo Leite Vieira Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro
  • Albaneide Fernandes Wanderley Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2594

Palabras clave:

Ciências da Natureza, Educação Ambiental, PNLD 2021, Macrotendências ambientais

Resumen

A Educação Ambiental é vista como uma das principais formas para conscientizar a sociedade e amenizar a degradação ao meio ambiente. O espaço escolar é um dos locais essenciais para proporcionar o desenvolvimento cidadão dos discentes, para que os mesmos possam agir com responsabilidade ambiental. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos de Educação Ambiental dos livros do PNLD 2021 pertencente a coleção da Moderna Plus – Ciências da Natureza, utilizados no Novo Ensino Médio (NEM) em uma escola pública da cidade de Santa Helena, Paraíba. Os livros do novo PNLD são organizados por área de conhecimento, sendo ofertados 06 exemplares didáticos para as três séries do ensino médio. A pesquisa foi caracterizada como exploratória e documental, tendo as análises baseadas nas contribuições do trabalho de Layrargues e Lima (2014), relacionadas as vertentes conservadora, pragmática e crítica das Macrotendências Político-Pedagógico da Educação Ambiental. Os temas selecionados para serem analisados decorreu das temáticas relacionadas a EA, abordadas por cada livro que compõe a coleção em investigação. Essa pesquisa apresenta todas as propostas ambientais inseridas na coleção Moderna Plus – Ciências da Natureza, através das macrotendências, como aponta também, alguns fatores que não foram abordados em alguns dos exemplares didáticos, que servem para auxiliar professores e discentes do NEM, seguindo os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através da implementação do NEM.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eduardo Leite Vieira, Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro

Vinculado à Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro. Santa Helena, PB, Brasil

Albaneide Fernandes Wanderley, Universidade Federal de Campina Grande

Vinculada à Universidade Federal de Campina Grande. Cajazeiras, PB, Brasil.

Citas

Barros, A. D. S. (2021). Aprendizagem significativa: a relação de estudantes de Benjamin Constant-AM com a química em um contexto ambiental. Disponível em: <http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5884>. Acesso em: 18 mar. 2023.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular.

Costa, M. D. O., & Silva, L. A. D. (2019). Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional. Revista Brasileira de Educação, 24. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240047>. Acesso em: 18 mar. 2023.

de França, P. A. R., & Guimarães, M. D. G. V. (2014). A educação ambiental nas Escolas Municipais de Manaus (AM): um estudo de caso a partir da percepção dos discentes. Revista monografias ambientais, 3128-3138. Disponível em: <https://doi.org/10.5902/2236130812020>. Acesso em: 18 mar. 2023.

de Freitas, R. A., & Vogel, M. (2018). Educação Ambiental e o Ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio: levantamento das publicações entre 2013 e 2017 no contexto da Educação brasileira. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, 8(03).

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4, p. 175). São Paulo: Atlas.

Layrargues, P. P., & Lima, G. F. D. C. (2014). As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & sociedade, 17, 23-40. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?fomat=pdf&lang=pt>. Acesso em: 18 mar. 2023.

Marcondes, M. E. R. (2018). As ciências da natureza nas 1ª e 2ª versões da base nacional comum curricular. Estudos avançados, 32, 269-284. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0018>. Acesso em: 18 mar. 2023.

de Oliveira, R., Cacuro, T. A., Fernandes, S., & Irazusta, S. P. (2016). Aprendizagem Significativa, Educação Ambiental e Ensino de Química: Uma experiência realizada em uma escola pública. Revista Virtual de Química, 8(3), 913-925. Disponível em: < https://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/view/1383>. Acesso em: 18 mar. 2023.

Paraíba. (2021). Proposta Curricular da Paraíba para o Ensino Médio. SEECT.

Pereira, T. M. B. (2017). ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2367>. Acesso em: 18 mar. 2023.

Silva, E. G., Zanatta, S. C., & Royer, M. R. (2022). Educação Ambiental no Ensino de Química: Revisão de Práticas Didático-Pedagógicas sobre Pilhas e Baterias no Ensino Médio. Revista Debates em Ensino de Química, 8(1), 56-71. Disponível em: <https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4615>. Acesso em: 18 mar. 2023.

Da Silva, E. L., & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. UFSC, Florianópolis, 4a. edição, 123.

da Silveira, A. S., Gomes, L. E. N., & Junior, A. P. (2021). Investigação sobre a interdisciplinaridade entre o ensino de Biologia, a Etnobotânica e a Educação Ambiental no Ensino Médio. Research, Society and Development, 10(7), e3610716241-e3610716241. Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16241>. Acesso em: 18 mar. 2023.

Tonin, L. H., & Uhmann, R. I. M. (2020). Educação Ambiental em livros didáticos de Ciências: um estudo de revisão. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 15(1), 245-260. Disponível em: <https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9976>. Acesso em: 18 mar. 2023.

Uhmann, R. I. M., & Zanon, L. B. (2012). Ações pedagógicas no ensino de física com foco na educação ambiental. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 29. Disponível em: <https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2944>. Acesso em: 18 mar. 2023.

Publicado

2023-04-10

Cómo citar

Leite Vieira, E., & Fernandes Wanderley, A. (2023). Temáticas ambientais em livros de ciências da natureza: análise pautada nas macrotendências da educação ambiental. Diversitas Journal, 8(2), 1043–1062. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2594