Levantamento bibliográfico sobre o manejo da produção de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.369Resumen
O presente trabalho, refere-se a um levantamento bibliográfico destinado a analisar como se dar as produções de cunho acadêmico que possui como objeto principal estudar os sistemas de Manejo do Solo na produção de Cana de Açúcar. Desse modo, tal pesquisa constitui-se como ponto de partida para a realização de um estudo de caráter geográfico, através da seleção e avaliação de teses e dissertações, visto que a uma grande deficiência de material voltado a essa temática na referida ciência. Devido tal carência, as obras utilizadas como base para essa discussão são em sua maioria realizadas por agrônomos, logo, tem em sua essência uma linguagem muito técnica. Assim, tais obras ressaltam a relação entre as técnicas de manejo de solo com a produtividade da cultura canavieira, mostrando a importância do preparo do solo. Pois, a partir do tipo de manejo aliado ao potencial pedológico resultaram em uma alta ou baixa produção. Para tal, fez-se necessária uma abordagem histórica da cultura no Brasil e posteriormente em Alagoas como forma de verificar o seu desenvolvimento e relevância para região.Métricas
Citas
ANDRADE, Manuel Correia de. Modernização e Pobreza: a expansão da agroindústria canavieira e seu impacto ecológico e social. São Paulo: Editora Unesp, 1994.
ANDRÉ, J. A. Sistemas de Preparo de Solo para Cana de Açúcar em Sucessão com Amendoim. Jaboticabal-SP, UNESP, 2009. 32p. (Dissertação de Mestrado em Agronomia).
CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento de safra brasileira: Cana de Açúcar, V.1 – Safra 2014/2015, n.3 - Terceiro Levantamento, Brasília, p. 1-27, Dez. 2014. – Companhia Nacional de Abastecimento – Brasília: Conab 2014. Disponível em: http://www.conab.gov.br. Acesso em: 22 de Junho de 2015.
CURY, T. N. Biomassa radicular da cultura Cana de Açúcar em sistema convencional e plantio direto com e sem calcário. Campinas-SP, IAC, 2013. 110p. (Dissertação de Mestrado em Agricultura Tropical).
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA-EMBRAPA. Zoneamento agroecológico do Estado de Alagoas: Levantamento de reconhecimento de baixa e média intensidade dos Solos do Estado de Alagoas. Recife/PE: Embrapa Solos, 2012.
FONTANELA, E. Preparos e propriedades Físicas de um Solo Arenoso para Cana de Açúcar e Mandioca no Rio Grande do Sul. Santa Maria-RS, UFSM, 2012. 159p. (Tese de Doutorado em Ciências do Solo).
MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Pública, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 239-262, 2008.
OLIVEIRA FILHO, F. X. Análise espacial da Compactação do Solo em área cultivada com Cana de Açúcar. Mossoró-RN, UFERSA, 2014. 108p. (Tese de Doutorado em Agronomia).
RODRIGUES, L. D. A Cana de Açúcar Como Matéria Prima para a Produção de Biocombustíveis: Impactos Ambientais e o Zoneamento Agroecológico como Ferramenta para Mitigação. Juiz de Fora-MG, UFJF, 2010. 59p.
SILVA, A. J. N. Alterações Físicas e Químicas de um Argissolo Amarelo Coeso sob diferentes sistemas de Manejo com Cana de Açúcar. Porto Alegre-RS, UFRGS, 2003. 120p. (Tese de Doutorado em Ciências do Solo).
SILVA, V. R. da. Propriedades físicas e hídricas em solos sob diferentes estados de compactação. Santa Maria-RS, UFSM, 2003. 171p. (Tese de Doutorado em Agronomia).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Leandro Antonio de Oliveira, Juliete dos Santos, Maria Ediney Ferreira da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”