A modalidade de Educação a Distância a partir de seu planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.380Resumen
RESUMO: Visando proporcionar ao leitor uma notória apresentação da modalidade de ensino Educação à Distância (EAD), desde seu surgimento até o seu reconhecimento enquanto modalidade pela lei, tem-se como principal objetivo expor as bases conceituais que fundamentam o planejamento da EAD, os autores buscaram discutir o currículo da mesma, a partir da leitura de artigos e diálogos com discentes e docentes dessa modalidade, e fazendo uma breve discussão sobre a mesma em relação à modalidade presencial. Tencionando um meio assistencial para os professores já atuantes na área do ensino, a modalidade surgiu como um meio alternativo para estes que buscam uma segunda formação para que possam atender a demanda da profissão principalmente em regiões do interior, as quais estão cada vez mais precárias de profissionais qualificados. No entanto, a EAD também não deixa de acometer áreas de Bacharelado, suprindo a necessidade daqueles que trabalham e buscam uma formação acadêmica. Pode-se notar que como um meio de transmitir a educação, e formar cidadão, a EAD sofre com problemas como qualquer outro meio de ensino. Mas que, em suma, a modalidade vem como um meio alternativo de incentivo para estudantes que não têm a mesma disponibilidade de horários que um aluno de ensino presencial. Vale ressaltar que a EAD veio não para exterminar o modelo de ensino presencial, mas para suprir as necessidades na qual este não estava dando conta.
Palavras-chave: Modalidade de ensino, Visão discente e docente, Modalidade de ensino presencial.
ABSTRACT: In order to provide the reader a remarkable presentation of Education teaching mode Distance (EAD), from its inception to its recognition as a method for the main law has as objective to expose the conceptual bases underlying the planning of ODL, the authors sought to discuss the curriculum of it, from reading articles and dialogues with students and teachers of this modality, and with a brief discussion of the same for the face modality. Intending to an assistance means for already active teachers in education, the sport has emerged as an alternative means for those seeking a second training so that they can meet the demands of the profession especially in the interior regions, which are increasingly precarious qualified professionals. However, the EAD also does not fail to affect areas of Bachelor, meeting the needs of those who work and seek an academic background. It may be noted that as a means of imparting education and form citizen, distance education suffers from problems as any other means of education. But, in short, the mode comes as an alternative means of encouragement for students who do not have the same availability times a classroom teaching student. Note that DL came not to exterminate the classroom teaching model, but to meet the needs in which this was not realizing.
Keywords: Type of education, Student and teacher vision, Classroom teaching mode.
Métricas
Citas
ALVES, Rêmulo Maia; ZAMBALDE, André Luiz; FIGUEIREDO, Cristhiane Xavier. Ensino a Distancia. UFLA/FAEPE. 2004.
ANGULO, J. F. ¿A qué llamamos currículum? En ANGULO, J. F. e BLANCO, N. Teoría y desarrollo del currículum. Archidona: Ediciones Aljibe, 1994.
ARMSTRONG, Alison; CASEMENT, Charles. Cibectado ao sucesso? A aprendizagem baseada no computador e o desempenho acadêmico. In: A criança e a máquina. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 72-87.
BRASÍLIA. DECRETO N.º 2.494, DE 10 DE FEVEREIRO DE 1998. Regulamenta - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; o art. 80.
COLL, César. Psicologia e currículo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1987.
LANDIM, C. M. F. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro. 1997.
LEITE, L. S., VIEIRA, M. L. S e SAMPAIO, M. N. Atividades não presenciais: preparando o aluno para a autonomia. In______ Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, ABT. Ano XXVI. N° 141. Abr/Mai/Jun/1997. P. 36-40.
MERCADO, Luís P. Org. Institucionalização da Educação a Distância na Universidade Pública: o casoda Ufal. In:______. Percursos na formação de professores com tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2007, p. 245-261.
RIANO, M. B. R. La evaluación em Educación a distancia. In:______ Revista Brasileira de Educação a Distância. Rio de Janeiro. Instituto de Pesquisas Avançadas. Ano IV, N° 20 1997. P 19-35
VIDAL, Eloísa Maria; MAIA, José Everardo B. EAD: em busca de conceitos e definições. In:______ Introdução à Educação a Distância. [s. l.]: RDS Editora, 2010.p. 11-12.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Ailson Darlan Sales Ferreira, Adelma Talline Silva, Any Raphaely Soares de Melo, Karol Fireman de Farias, Luciara Cavalcante Lima, Rubens Pereira Bezerra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”