O fator de aglomeração e a força de renovação e adaptação das atividades do circuito inferior da economia urbana no centro de União dos Palmares - AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.571

Resumo

Diante de uma configuração espacial, onde o território se apresenta desigual surgi lugares na cidade com potencial para aglomerações de atividades econômicas formando um sistema que concentra fluxo de bens e serviços. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é estudar o fator de aglomeração das atividades do circuito inferior da economia urbana de União dos Palmares e sua capacidade de promover a criação, adaptação, fim de uma atividade e as disputas territoriais. Foram utilizados os suportes teóricos de SANTOS (2008), CORRÊA (1995) e SILVEIRA (2010). No processo da coleta de informações e dados se fez necessário a aplicação de questionários e entrevistas informais com os agentes do circuito inferior. Os resultando obtidos revelam que essas atividades que formam aglomerados no espaço urbano possibilitam a origem de disputas territoriais em meio a saturação de atividade no centro, dentro dos limites do perímetro com maior fluxo de bens e serviços. Nessa perspectiva, novas dinâmicas se originam, influenciadas pelas tendências que criam as necessidades que impulsionam a criação de novas atividades ou o fim por meio da saturação do território. Essas variações dos componentes do espaço urbano e a sua organização somada a pobreza geram adaptações e reorganizações nas atividades do Circuito Inferior da economia urbana.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Alagoas -UNEAL- campus V. Integrante do Grupo de Estudos Territoriais- GETERRI, coordenado pelo professor Dr. Reinaldo Sousa. Participou do programa institucional de bolsa de iniciação á docência-PIBID do subprojeto: A Cidade no ensino de Geografia, coordenado pelo professor doutorando Clélio Cristiano dos Santos. Atualmente pesquisando, as dinâmicas territoriais das atividades do circuito inferior da economia urbana de União dos Palmares.

Referências

CAPISTRANO, F. R. B.; LOPES, J. L. S. Mapa de Localização do Município de União dos Palmares – AL. Universidade Estadual de Alagoas, União dos Palmares. 2015.

CARLOS, A. F. A. A cidade. 8.ed.-São Paulo: contexto, 2005.

CASTRO, I. E. Geografia e Política: Território, escalas de ação e instituições. Ed. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 2005.

CAVALCANTI, L. S. (Org.) Geografia da Cidade. 1ª ed. Alternativa, GoiâniaGO, 2001.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. Ed. Ática S.A. São Paulo, 1995.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Censo de 2010. Disponível em < http://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html > acessado em 27/06/2016.

GATTI, B. A. O Problema da Metodologia da Pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais. In: Maria Lúcia Rodrigues & Moemia Pereira Neves (Org.) Cultivando a Pesquisa - Reflexões Sobre a Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Franca: Unesp, Fev/1998.

MONTENEGRO, M. R. O circuito inferior da economia urbana na cidade de São Paulo. 2006. 203 f. (Dissertação de Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP, São Paulo, 2006.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. 5ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

SANTOS, M. A natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do

século XXI. 16ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.

SANTOS, M. Manual da geografia urbana. 3ª ed. São Paulo editora da Universidade de São Paulo. 2008.

SANTOS, M. O Espaço Dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Tradução Myrna T. Rego Viana. 2ª ed., 1reimpr, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978.

SILVA, R. D. L.; SILVA, A. L. As atividades do circuito inferior da economia urbana e os fatores de atração e dispersão do centro e no bairro Newton Pereira Gonçalves da cidade de União dos Palmares – AL. Diversitas Journal, volume 9, número 1, páginas 69-77, abril, 2017.

SILVEIRA, M. L. Da pobreza estrutural à resistência: pensando os circuitos da economia urbana. In: XVI Encontro de Geógrafos Brasileiros: Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças - espaço de socialização de coletivo. Porto Alegre. Anais... Associação de geógrafos Brasileiros. 2010. p. 1-11

TROLEIS, A. L.; DANTAS, E. M.; MORAIS, I. R. D. A configuração de novos territórios urbanos em Porto Alegre-RS/Brasil: o núcleo sub-habitacional de Vila Dique In: XII Coloquio Internacional de Geocrítica. Anais... Universidad Nacional de Colombia, 2012. p. 1-16

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Silva, R. D. L. da. (2018). O fator de aglomeração e a força de renovação e adaptação das atividades do circuito inferior da economia urbana no centro de União dos Palmares - AL. Diversitas Journal, 3(3), 642–654. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.571

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)