Geografia da saúde: uma abordagem da distribuição de doenças arboviroses
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-681Resumen
RESUMO: Nos últimos anos tem se tornado perceptível através das mídias e do nosso convívio social que as ciências estão sempre em busca de alternativas para diminuírem as proliferações de doenças que se alastram por todo espaço geográfico. Este trabalho traz uma discussão sobre a importância da geografia, trazendo notórias as reflexões, discussões até que se sistematiza como ciência, e a sua importância na contemporaneidade, e a contribuição da Geografia da Saúde para a sociedade. O objetivo do trabalho foi realizar uma abordagem geográfica da distribuição da Dengue no espaço urbano palmarino, nos anos de 2014 e 2015. A metodologia para realização dessa pesquisa baseou-se em estudo bibliográfico, com autores que abordam o assunto, documental, a partir de registros oficiais da Secretaria Municipal de Saúde e pesquisa de campo, com a aplicação de questionários no bairro Sagrada Família. Os resultados apontam que o período chuvoso é o que mais houve proliferação do mosquito, e um dos motivos e o armazenamento de água de forma inadequada. A pesquisa mostrou também a falta de políticas públicas e de ações efetivas que possam conscientizar e educar a população no combate ao mosquito.
PALAVRAS-CHAVE: dengue, espaço, distribuição.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 CLAUDIONOR DE OLIVEIRA SILVA, EDVALDO BRAZ BARRETO, EDJA FERREIRA BARRETO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”