A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita

Autores/as

  • Francielly da Silva Oliveira Universidade Estadual de Alagoas
  • Inalda Maria Duarte de Freitas Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.694

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do gênero textual conto para a formação de leitores, bem como no processo de desenvolvimento da escrita. Visto que, esse gênero literário abre espaço para que os discentes deixem fluir o imaginário e despertem a curiosidade e possivelmente o senso crítico. Nessa perspectiva, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do polo de Arapiraca, juntamente com um supervisor desse programa do município e a coordenação da escola consideraram a possibilidade de utilizar uma obra literária em sala aula, já que alunos estão na fase de transição da infância para a adolescência. E, devido a essas mudanças, leitura de obras como essa, podem ajudá-los a passar por essa fase, pois apresenta situações possíveis, ainda que fictícias. Além de auxiliar no processo de ensino, focalizando na ampliação de aprendizagem de Língua Portuguesa, desde a oralidade, quanto da argumentação, principalmente, leitura e escrita, promovendo uma interação necessária para que o desenvolvimento ocorra. Logo, como procedimento metodológico, inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico acerca desse gênero e posteriormente um projeto voltado a leitura e à produção textual, mais precisamente de contos, a partir das teorias estudadas. Para desenvolvimento desse trabalho, o projeto foi ancorado nas teorias de Carroll (2002), Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), entre outros.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Francielly da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Alagoas

Aluna do curso de Especialização Latu-Senso em Linguagem pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.

Inalda Maria Duarte de Freitas, Universidade Estadual de Alagoas

Professora Dra. em Ciências da Educação revalidado pela Universidade Federal de Alagoas e docente  da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova

Fronteira; Lucerna, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Língua portuguesa de 5ª a 8ª série do 1º grau. Brasília: MEC/SEE, 1998. 139 p.

CARROLL, Lewis. As aventuras de Alice no país das maravilhas e Através do espelho.Introdução e notas Martin Gardner. Trad. Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura juvenil: adolescência, cultura e formação de

leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2011.

KRAMER, Sônia. Escrita, experiência e formação: múltiplas possibilidades de criação escrita. São Paulo: Loyola, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

_______. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

________. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. et al.(org.) Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19-36.

OLIVEIRA, Patrícia Sueli Teles de. A contribuição dos Contos de Fadas no processo deaprendizagem das crianças. 2010. 62 f. Graduação - Curso de Pedagogia, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2010.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 3 - TP3: gêneros e tipos textuais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

TALAMONI, Daniela. A leitura na pré-adolescência, 2008. Disponível em:

<http://revistaescola.abril.com.br/linguaportuguesa/praticapedagogica/passagem-so-ida>. Acesso em: 13 agosto 2018.

TAVARES, Hênio Último da Cunha. Teoria Literária. 7. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.

Publicado

2019-06-04

Cómo citar

Oliveira, F. da S., & Freitas, I. M. D. de. (2019). A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita. Diversitas Journal, 4(2), 556–565. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.694