Análise da cobertura vacinal contra Influenza (H1N1) e da morbimortalidade por gripe e suas complicações na população senil de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-797Resumen
RESUMO: A vacinação contra o vírus da Influenza tem sido evidenciada em vários estudos como sendo um fator de prevenção de internações e mortes por doenças respiratórias na população idosa. O presente trabalho objetivou analisar a cobertura vacinal contra o vírus da Influenza na população idosa de Alagoas, relacionando aos números de hospitalização e óbitos por doenças respiratórias. Para tanto foram selecionadas as informações sobre a cobertura vacinal contra Influenza e indicadores de mortalidade e hospitalização por pneumonia e gripe disponibilizados pelos Sistemas de Informações do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Como resultados, verificou-se que, apesar da intervenção vacinal contra Influenza ser apontada pela literatura consultada como sendo o fator mais relacionado com a diminuição das internações e óbitos por doenças respiratórias, ao serem confrontados os números relativos à cobertura pela imunização e as taxas de internações e de óbitos por gripe ou pneumonia, não se pode verificar redução nos indicadores relativos à hospitalização e à mortalidade por essas doenças respiratórias no público idoso, mesmo tendo Alagoas cumprido a meta de vacinação contra o vírus da Influenza preconizada pelo Ministério da Saúde para o grupo populacional de indivíduos com 60 anos ou mais em 90% do período em estudo.
PALAVRAS-CHAVE: Vírus da Influenza. Vacinação. Idoso. Mortalidade. Hospitalização.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Claudio José dos Santos Júnior, Valmir de Melo Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”