A profissão docente e a práxis do Ensino de Geografia: reflexões a partir do estágio supervisionado em uma escola pública de Delmiro Gouveia/AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.800Resumen
RESUMO
O estágio supervisionado é para os estudantes um importante contato com a realidade profissional. No cenário posto neste artigo, uma estudante de licenciatura em Geografia desenvolveu um minicurso para alunos do ensino médio de uma escola pública sobre a temática de Cartografia. A experiência adquirida através desta atividade foi organizada em reflexões acerca da profissão docente, discussões sobre a práxis do ensino de Geografia e socialização dos relatos dos estudantes que participaram deste processo resultante em significativa aprendizagem. Desse modo, compreende-se que o conteúdo tornou-se mais compreensível diante das diferentes estratégias metodológicas adotadas pela estagiária resultando assim em uma prática exitosa de ensino de Geografia.
Palavras-chave: Educação, Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado.
ABSTRACT
In general, supervised internship is an important contact between the professional context and undergraduate students. In this article, an undergraduate student in Geography developed a workshop for students in a high school about Cartography. The experience obtained through this activity was organized in three parts: reflections about teaching profession; discussions in relation to the praxis of Geography teaching; and socialization of student reports that were produced during the workshop, resulting in significant learning. In this way, we understood that the content became more comprehensible than before, considering different methodological strategies that was adopted by the undergraduate student, resulting in a successful practice of Geography teaching.
Keywords: Education, Geography Teaching, Supervised Internship.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Mayara Gomes de Oliveira , Leônidas de Santana Marques
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”