O Programa Mais Educação e a horta escolar: perspectivas geográficas
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.802Resumen
RESUMO: A horta escolar é uma atividade desenvolvida em escolas da rede municipal e estadual que fazem parte do Programa Mais Educação. A área de atuação do programa foi delimitada para atender, em caráter prioritário escolas que apresentam baixos índices de desenvolvimento da educação básica. Este programa foi criado para atender em caráter prioritário as escolas que apresentam baixo índice de desenvolvimento da educação básica. A referida atividade tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem. Neste contexto ela possibilita aos alunos conscientizarem-se, as ações pautaram-se além de pesquisas sobre técnicas agrícolas, e sobre como o ensino de Geografia se perpassa sobre estas práticas didáticas no âmbito do ensino e aprendizagem dos alunos e pesquisadores participantes, para juntos nos comprometermos em repensar o viver, perceber e conceber o espaço vivido embasados na perspectiva geográfica da relação sociedade-natureza. A atividade foi desenvolvida na Escola Municipal Nise da Silveira, localizada no município de Maceió, estado de Alagoas. O projeto possibilitou o contato direto dos alunos com a terra, podendo preparar o solo, conhecer e associar os ciclos alimentares de semeadura, plantio, cultivo, ter cuidado com as plantas e colhê-las.
Palavras-chave: Perspectivas Geográficas. Educação. Horta escolar.
SUMMARY: The school garden is an activity developed in the municipal and state schools that are part of the Programa Mais Educação. The program's operational area was demarcated to meet, on a priority basis schools that have low basic education development indices. This program was created to address on a priority basis the schools that have low basic education development index. Such activity is mainly focused on integrating the various sources and learning resources. In this context it enables students to become aware-the actions it is guided as well as research on farming techniques, and how the teaching of Geography is permeates on these teaching practices in teaching and student learning and participating researchers to join together in commit to rethink live, perceive and conceive of the lived space grounded in the geographical perspective of the relationship between society and nature. The activity was developed at the Escola Municipal Nise da Silveira, located in the city of Maceió, Alagoas state. The project allowed students direct contact with the ground, which may prepare the soil, to know and associate the food cycles of sowing, planting, growing, be careful with the plants and harvest them.
Keywords: Geographic Perspectives. Education. Horta school.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Roselma Lopes Ribeiro, Ricardo Santos de Almeida, Cirlene Jeane Santos e Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”