Efeito de diferentes métodos de maturação sobre a qualidade da banana prata
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.838Resumen
O fruto comercializável da bananeira éclimatérico e por isso possui um período de maturação curto, o que significa menor tempo de conservação e pequeno shelf life. O armazenamento realizado de maneira adequada torna-se de grande valor para que tais transformações não prejudiquem a comercialização do fruto. Entretanto, são necessárias pesquisas visando fornecer alternativas mais accessíveis de maturação para o pequeno produtor e o consumo doméstico. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade física e físico-química da banana prata submetidas a diferentes tipos de maturação. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro tratamentos, sendo: CONT= temperatura ambiente, CARB= carbureto, SP= saco de papel, e FOR= forno, com cinco repetições cada. Os frutos foram coletados no mesmo dia e com a mesma coloração verde. As variáveis analisadas foram: peso total, peso da polpa, espessura da casca, espessura da polpa, aparência interna e externa; comprimentos longitudinal e transversal; sólidos solúveis totais (SST), acidez total titulável (AT) e relação SST/AT. Asaparências externa e interna foram determinadas através de uma escala de nota; os SST da polpa foram aferidos em um refratômetro digital; o peso total e da polpacom o auxílio de balança semi-analítica e a acidez por titulação. Os métodos de maturação carbureto e sacola foram os que apresentaram bananas com melhores qualidades e tempo de vida útil. Recomenda-se colocar as bananas verdes em sacolas para obtenção de bananas maduras com qualidade superior aos demais métodos.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Karla Rayana de Oliveira Silva, Rafaele Cabral Barbosa, Wallysson Wagner Vilela Santos, Julyana Braga de Oliveira, Jenifer Sthephanie Araújo da Silva, Erika Valente de Medeiros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”