Percepção populacional dos determinantes ambientais em câncer no município de Maceió/AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-945Resumen
RESUMO: Uma das medidas para evitar o aumento do número de cânceres são as ações educativas envolvendo a identificação dos fatores de risco, entretanto, é pertinente conhecer quais os saberes que a população tem sobre o assunto. Nessa perspectiva, esse estudo objetivou identificar o conhecimento populacional acerca dos determinantes ambientais preveníveis entre os cânceres mais incidentes no município de Maceió. Trata-se de um estudo descritivo qualiquantitativo, realizado no período de julho de 2018 a agosto de 2019, com a participação de 68 voluntários residentes em área urbana do município de Maceió, de ambos os sexos, entre 18 e 65 anos de idade. Utilizou-se instrumento contendo os dados sociodemográficos, hábitos de vida e questões de conhecimento sobre os fatores de risco evitáveis para os cânceres de: colo do útero, pulmão, intestino e estômago. A análise dos dados do presente estudo consiste na identificação e exploração das variáveis eleitas e critérios descritos de inclusão e exclusão, buscando as possíveis associações entre as variáveis por meio da distribuição percentual obtida em cada resposta, descartando as questões não respondidas, utilizando-se o programa Microsoft Office Excel e análise das falas. Dentre os resultados, afirmaram saber como se prevenir dos diferentes tipos de câncer: 50% câncer de colo de útero; 80% câncer do pulmão; câncer de intestino (cólon e reto) e estômago, 25% e 32% respectivamente. Os resultados diferem entre si, explicitando a importância que cada um deles vem recebendo no quesito prevenção. Concluindo que é notável a deficiência do conhecimento populacional acerca dos determinantes ambientais preveníveis entre os cânceres mais incidentes no município de Maceió, e que a melhora de ações voltadas para a educação em saúde é necessária, com um olhar informativo, a fim de construir o entendimento pessoal sobre os fatores de risco.
PALAVRAS-CHAVE: saúde coletiva, promoção da saúde, fatores de risco.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Maria Edislândia Nunes da Silva, Claudimary Bispo dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”