A Odontologia e a Doença de Alzheimer: Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1142Resumo
RESUMO: INTRODUÇÃO: A doença de Alzheimer caracteriza-se pela perda gradativa da memória e de atividades psicomotoras levando à incapacidade de realizar atividades de vida diária. OBJETIVO: Este estudo teve como finalidade analisar a literatura acerca dos principais desafios da odontologia frente a idosos com Alzheimer. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão integrativa, por meio de pesquisas nas bases de dados LILACS, SCIELO e PUBMED, utilizando o operador booleano AND, e como critérios de inclusão foram utilizados artigos publicados entre 2008 a 2018, nos idiomas português e inglês, disponíveis na íntegra. RESULTADOS: Analisou-se 22 artigos que trataram da temática proposta. Os resultados indicam que a doença de Alzheimer traz prejuízos à saúde bucal, resultando mais comumente na ocorrência de cárie e doença periodontal. Além disto, poucos profissionais estão aptos a tratar e cuidar desses pacientes. CONCLUSÃO: É necessária uma maior capacitação profissional para o cuidado destes pacientes, uma vez que o cirurgião-dentista encontrará limitações ao tratar portadores de Alzheimer.
PALAVRAS-CHAVE: Odontologia geriátrica, Saúde bucal, Universalização da saúde.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jadson Mathyas Domingos da Silva, Rodrigo Ferreira Barbosa, Fábio Carvalho Nobre, josé Eduardo Candido Holanda Pereira, Dayse Andrade Romão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”