Aspectos clínico-epidemiológicos dos pacientes com meningites bacterianas em um hospital universitário de referência em Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1843Resumo
RESUMO: Introdução: A Organização Mundial da Saúde, calcula a ocorrência de cerca de 1,2 milhões de casos e 135 mil mortes por meningites anualmente no globo. No Brasil, as meningites bacterianas (MB) manifestam comportamento endêmico, sendo as mais importantes, devido à magnitude de sua prevalência, potencial de acarretar surtos e letalidade. Objetivo: Descrever os aspectos clínico-epidemiológicos dos casos de MB notificados em um hospital universitário de referência em Alagoas. Metodologia: Estudo observacional, descritivo, transversal e retrospectivo a partir dos registros clínicos dos pacientes internados no Hospital Escola Hélvio Auto por MB de 2010 a 2019. Resultados: A partir da investigação de 551 prontuários médicos, observou-se que 2013 foi o ano de maior prevalência, o perfil epidemiológico foi composto por crianças, do sexo masculino, pardas, estudantes pré-escolares, residentes do Leste Alagoano e com predominância durante o inverno e o outono. Por sua vez, o perfil clínico caracterizou-se por febre, cefaleia e vômitos, histórico de contato prévio em ambiente extradomiciliar, elevada taxa de internação hospitalar e desfecho evolutivo satisfatório. Conclusão: A investigação realizada permitiu traçar o perfil clínico-epidemiológico das MB em Alagoas, bem como identificou que o sorogrupo C do meningococo, apesar de contar com uma vacinação de amplo acesso à população, apresentou significativo aumento no número de casos nos últimos anos.
PALAVRAS-CHAVE: Meningite, Meningites Bacterianas, Epidemiologia, Saúde Pública.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luís Antonio Xavier Batista, Luciana Maria de Medeiros Pacheco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”