Trilhando conhecimento

levantamento arbóreo e ensino de botânica na trilha no Alto Solimões

Autores

  • Ana Cristina Viana Barros Universidade Federal do Amazonas
  • Tatyanna Mariúcha de Araújo Pantoja Universidade Federal do Amazonas
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2285

Palavras-chave:

Trilha ecológica, Chave de identificação, Estratégias didáticas, Educação Sustentável

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo principal realizar um levantamento qualiquantitativo da diversidade arbórea da trilha ecológica do Instituto de Natureza e Cultura INC/UFAM do ponto de vista do seu valor pedagógico para o ensino de botânica. A partir das informações obtidas elaborou-se ferramentas didáticas para o ensino de botânica com a finalidade de investigar o potencial da trilha enquanto ferramenta pedagógica. O levantamento arbóreo da área amostral resultou em 41 espécies, 39 gêneros e 27 famílias botânicas distribuídas entre espécies arbóreas e palmeiras. A partir deste desenvolveu-se um guia ilustrado com das espécies encontradas, um glossário com termos botânicos e uma chave de identificação das características das folhas e frutos. Os estudantes expressaram satisfação com a prática conduzida, refletida em sua massiva e atenta participação na atividade na atividade da identificação da chave, na qual mostrou que a trilha possui potencial pedagógico no ensino de botânica.  

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Biografia do Autor

Ana Cristina Viana Barros, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Ciências: Biologia e Química. Vinculada à Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Tatyanna Mariúcha de Araújo Pantoja, Universidade Federal do Amazonas

Vinculada à Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas

Vinculado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

Viana Barros, A. C., Mariúcha de Araújo Pantoja, T., & Abreu Lima, R. (2023). Trilhando conhecimento: levantamento arbóreo e ensino de botânica na trilha no Alto Solimões. Diversitas Journal, 8(3), 2821–2832. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2285