A reinvenção das práticas psicológicas durante a pandemia
Uma revisão de literatura sobre o fazer da psicologia hospitalar e clínica no Brasil em tempos de SARS-CoV-2
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i3.2672Palavras-chave:
Covid 19, Clinica Hospitalar, Intervenção e Pandemia, PsicologiaResumo
A pandemia do novo coronavírus impôs uma nova realidade ao mundo, com rígidas medidas sanitárias restritivas, incluído o isolamento social. As consequências desse evento ultrapassaram os aspectos físicos, atingindo a saúde mental da população e obrigando a psicologia a encontrar alternativas de cuidado frente aos problemas que se sucederam. Este estudo tem como objetivo identificar as alternativas de atuação da psicologia no Brasil, dentro da sua prática clínica e hospitalar em meio a pandemia, buscando entender as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais da psicologia diante da crescente demanda, apresentar a sua atuação na linha de frente junto a pacientes, familiares e profissionais da saúde, e, discutir como a tecnologia auxiliou a psicologia nesse processo, com a expansão da modalidade de atendimento on-line. Optou-se por uma revisão sistemática de literatura, na perspectiva de elencar desenvolvimentos recentes ao COVID-19, com enfoque na psicologia clínica e hospitalar, considerando a atuação junto aos pacientes, profissionais da saúde e familiares. Diversas foram as dificuldades encontras, contudo, com intervenções na prática clínica, a partir de atendimentos remotos. Na área hospitalar as principais atividades foram: intervenção grupal, acolhimento psicológico remoto e teleatendimento, direcionados a profissionais de saúde da linha de frente, familiares e pacientes. A psicologia apresenta grandes contribuições para o enfrentamento das repercussões da situação pandêmica, entretanto, existe uma necessidade de produções cientificas que apresente as intervenções realizadas, porém não publicadas, a fim de proporcionar os avanços científicos no contexto brasileiro de uma prática psicoemocional em meio à crise.
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